Icolo e Bengo: Cartão amarelo para administradora – "ou exoneras o chefe de fiscalização ou então vais tu"
Isabel Nicolau Kudiqueba dos Santos, administradora do Município do Icolo & Bengo, foi "sancionada" com um "cartão amarelo” pelo Secretário Geral do MPLA, Paulo Pombolo.
Por: Kiamukula Kanuma
Em causa está a venda de terras habitadas por camponeses no distrito de Bom Jesus, bairro Coxi, pelo seu "homem de confiança”, conhecido por Luzolo, chefe da Fiscalização municipal, que resultou em agressão e vandalização da viatura de marca Suzuky Jimmy que os transportava na segunda-feira, 29 de Janeiro, à 11horas.
Luzolo, nome pelo qual é conhecido o chefe de Fiscalização municipal do Icolo e Bengo, cargo que assumiu há sensivelmente três meses, ao dirigir-se na referida segunda-feira, às 11horas, ao distrito do Bom Jesus, no bairro Coxi, em companhia de um empresário expatriado, com o objectivo de negociar terras (desalojar um bairro habitado), alegadamente "para implementar um ambicioso projecto antigo".
De acordo com populares ouvidos pelo Na Mira do Crime, "o Luzolo no tempo da Administradora Humberto já exerceu o mesmo cargo, foi expulso quase no fim do mandato de Humberto, pela apetência em vender terras e o bairro do Coxi, sempre foi como o diamante dele", afirmam.
O Luzolo regressa ao mesmo cargo e com a mesma apetência: "ele só quer mesmo o nosso bairro, já lhe tínhamos dito que nós não vamos sair daqui, que procurasse outro sítio, vai ter que devolver o dinheiro alheio que recebeu", advertiu um dos camponeses.
O que o Luzolo não sabia é que já estava a ser monitorizado pelos populares na segunda-feira, 29 de Janeiro, quando faziam as marcações e foram surpreendidos pelos camponeses que chegaram com paus, catanas e pedras.
Os indivíduos puseram-se em debandada. mas a viatura de marca Jimmy de cor vermelha foi vandalizada.
De acordo com testemunhas ao Na Mira do Crime, "Luzolo não sabia que os populares estavam atentos às suas manobras, o espaço já mereceu um levantamento em anos anteriores e por fuga de informação de colegas, os populares foram alertados do dia e hora da chegadado empresário".
A informação chegou na tarde do mesmo dia, segunda-feira (29), ao Secretário Geral do MPLA, Paulo Dombolo, que ao tomar conhecimento da situação, ficou indignado e, de imediato, aplicou um "cartão amarelo" a Isabel Nicolau Kudiqueba dos Santos, com exigência de exonerar o Luzolo imediatamente sob pena de ser ela própria a ser sacrificada!