Mulheres empreendedoras e zungueiras manifestam-se na Huíla contra alteração da pauta aduaneira
Um grupo composto por mulheres, incluindo empreendedoras e zungueiras, realizou uma manifestação no sábado, 27, na Huíla, exigindo ao Executivo a revisão da nova pauta aduaneira.
Por: Laurentino Tchatuvela
Vestidas de preto, as manifestantes percorreram as ruas da cidade do Lubango expressando as suas preocupações e clamando pela redução da taxa aduaneira.
No exercício da manifestação, algumas participantes ajoelharam-se em frente da delegação do Ministério das Finanças na Huíla, apelando veementemente por mudanças na política aduaneira.
O pedido demonstra a determinação dessas mulheres guerreiras em busca de justiça e igualdade no sistema tributário.
O Na Mira do Crime, ouviu uma integrante do grupo, que pediu anonimato, que criticou a posição do governo em alterar a pauta aduaneira sem antes auscultar a sociedade civil.
"Não só no que concerne à nova pauta aduaneira, assim como noutros sectores sociais, deve haver auscultação para se aferir o contributo de cada um", referiu.
A jovem mulher afirmou que 95 por cento da população angolana está a enfrentar uma situação bastante difícil e "nós as mulheres empreendedoras e zungueiras não estamos de parte; actualmente, só para comer não chega, o pensamento para construção da casa própria é um sonho inimaginável, por essa razão somos contra a alteração da pauta aduaneira", afirmou.