Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Militares do Burkina Faso confirmam tomada de poder e dissolução de Governo e parlamento Huíla: Secretário da UNITA acusado de burla afastado do partido Luanda comemora hoje o 446º aniversário Detido director-adjunto da escola “Povo em Luta” por engravidar e provocar aborto de uma aluna de 14 anos de idade
×

Peculato: Ex-administrador de Cacuso vai ficar cinco anos na cadeia por desviar mais de 200 milhões de kwanzas

Peculato: Ex-administrador de Cacuso vai ficar cinco anos na cadeia por desviar mais de 200 milhões de kwanzas


O ex-administrador municipal de Cacuso, Caetano da Rita Tinta, foi condenado ontem, terça-feira, 31, pelo Tribunal Provincial de Malanje, a cinco anos e três meses de prisão efectiva, pelos crimes de peculato, associação criminosa e branqueamento de capitais.

 Pesam sobre o réu os crimes de falsificação de documentos, recebimento indevido de vantagens, participação económica em negócios e violação das normas de execução do plano orçamental ligada a má gestão de dinheiro destinado ao apoio as famílias sinistradas e do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), causando prejuízos ao Estado no valor de 232 milhões  de kwanzas.

No processo estão ainda arrolados o empresário Carlo Mulo condenado a 4 anos e seis meses de prisão  e o ex-administrador de Cacuso para Área Financeira, André Luengo e a ex-chefe de Secretaria  daquela administração, Maria Leitão Neto, sentenciados a três anos e seis meses de cadeia.

De acordo com a sentença lida pelo juiz da causa Guilherme Lufapa , os co-réus Waldemar Tinta, Bernardo Manuel e Irineu Gonga foram condenados a dois anos de prisão com penas suspensas.

Os sete réus terão ainda de pagar 232 milhões de kwanzas a título de devolução pelos danos causados ao Estado, e cem mil kwanzas cada, de taxa de justiça.

Caetano da Rita Tinta foi nomeado administrador municipal de Cacuso em Maio de 2016, cargo que exerceu até a sua detenção, em Fevereiro deste ano.

 

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados