Hospital Josina Machel promove operação a lábios leporino de 150 crianças - Na Mira do Crime
Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

URGENTE: Acidente de viação no Patriota envolvendo 4 viaturas mata efectivo da PNA Governador de Luanda faz primeira visita de auscultação Detido cidadão que matou amigo e tentou desfazer-se do corpo queimando-o com plástico Fim de 'Balotelli' - Líder do grupo UTC morto à facada e cortado pénis pelo grupo rival
×

Hospital Josina Machel promove operação a lábios leporino de 150 crianças

Hospital Josina Machel promove operação a lábios leporino de 150 crianças


Carlos Zeca, Director-geral do Hospital Josina Machel, em exclusivo ao NA MIRA DO CRIME, disse que a campanha, a primeira do género, vai de 19 a 30 do mês em curso e, para além de cirurgia a lábios leporinos, vai abranger a fenda do palato para crianças com idades compreendidas entre 05 e 14 anos, a título gratuito.

Por: Matias Miguel

O médico garantiu também que 99 por cento da equipa médica é nacional, o que significa uma evolução assinalável.

Suzana Bessa, especialista de anostologista e reanimação, revelou a este jornal que a qualidade dos médicos é satisfatória.

"Temos dois cirurgiões de maxilo facial, uma especialista de nestológica e reanimação, um interno de anostologista e reanimação e três especialistas a rodar em anostologia e otorrinolaringologia", garantiu, acrescentando que esta campanha específica para crianças apesar de começar no dia 19, o hospital já vem realizando cirurgias de um tempo a esta parte.

"A primeira foi conduzida por um médico americano, a segunda foi em 2002, conduzida por uma equipa constituída apenas por angolanos e esta é a terceira vez", salientou, anunciando outras campanhas como a de cataratas, de cirurgias como tumor de maxilo. ´

Agnelo Josué Lucamba, cirurgião de maxilo facial, disse que, neste momento, a pretensão é operar 150 crianças com lábio loporino e fenda do palato, tendo uma meta de operar 15 crianças dia.

"Hoje, por ser o primeiro dia da campanha, preparamos apenas 05 crianças", afirmou, assegurando que as operações são simples, sem grandes custos e nem grandes necessidades de material sofisticado, sendo que  duram entre 30 a 40 minutos.

Cirurgia eletivas para adultos

Para o médico, as cirurgias para adultos permanecem, mas são realizadas de forma eletiva.

As modalidades são simples: O paciente marca a consulta, nós nos preparamos e operamos, e caso haja um número elevado de pacientes com esta patologia e que justifique-se necessidades de fazer-se uma campanha, aí nós avançamos pela campanha", sublinhou.

Solidariedade nas redes sociais

O Doutor Jesué Lucamba agradeceu todas as pessoas que se solidarizaram com a causa.

"É muita gente; houve muita partilha nas redes sociais. O meu muito obrigado por pensarem nas crianças. Todo o pai e mãe que tiver ou conhecer uma criança ou adulto com esta deformidade venha à nossa procura no Hospital Josina Machel", frisou.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados