No Bengo- População de Nambuangongo clama por estradas e hospitais - Na Mira do Crime
Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Novo aeroporto tem capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros por ano LIMA realiza segunda reunião ordinária com olhos postos no empoderamento da mulher NOTA NEGATIVA: Péssimo trabalho do GCI-MININT condiciona trabalho da Imprensa Cidadão nigeriano detido pelas forças policiais de Belas com mais de cem placas electrónicas furtadas  
×

No Bengo- População de Nambuangongo clama por estradas e hospitais

No Bengo- População de Nambuangongo clama por estradas e hospitais


A população da comuna de Kixico, município de Nambuangongo, na província do Bengo, leva uma vida precária por falta de hospitais, escolas, assim como vias de acesso; pelo que clama por melhorias.

Por: Kihunga Bessa

Trata-se de uma aldeia com uma população estimada em três mil habitantes, na sua maioria camponesa.

O grito de socorro não é novo. O NA MIRA DO CRIME deslocou-se até àquela zona recôndita da província do Bengo, donde veio o grito de socorro devido às inúmeras peripécias.

O cidadão Domingos Marques informou que a comuna de kixico ‘ostenta’ sete aldeias e todas com os mesmos problemas: sem escolas e as crianças com idades escolar, percorrem diariamente mais de cinco quilómetros num vai e vem que se tornou perpétuo.

Acrescentou que, como se não bastasse, essa distância é também percorrida por aqueles que buscam os serviços de saúde.

"Quando alguém está doente, levamo-lo numa tipóia até ao destino, isto porque a estrada está tão precária que as viaturas não podem circular nela. Muitas vezes, as pessoas chegam mesmo a morrer pelo caminho, por causa da distância", frisou.

Aquele povo deseja que o governo do MPLA vele por ele, porque se assim não for continuará a ter um índice de analfabetismo elevado.

Mário Mahinga, soba da aldeia, diz não entender a pouca atenção que o governo Angolano presta àquela parcela do país, apesar de o Bengo ser a província mais próximo de Luanda.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados