Crime violento: Capturados marginais que degolaram cidadão maliano no bairro Adriano Moreira
Efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), afectos ao Comando Municipal do Cazenga, detiveram cinco cidadãos com idades entre os 18 e 24 anos, acusados nos crimes de associação criminosa, homicídio qualificado em razão dos meios e roubo qualificado em residência.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
Na passada segunda-feira, 13, os moradores da Rua da Brava, situada no bairro Adriano Moreira, Distrito Urbano do Hoji-Ya-Henda, Município do Cazenga, foram surpreendidos por este grupo de bandidos, que sem dó nem piedade espalhou o terror naquela circunscrição de Luanda.
Segundo o Porta-voz do SIC-Luanda, Superintendente-chefe Fernando Carvalho, o crime teve ocorrência na madrugada de segunda-feira, 13, do mês em curso, quando os cinco marginais introduziram-se na residência da vítima, de nome Show Abdulaie Dit Demba, de 37 anos de idade, de nacionalidade maliana.
No interior da residência, os criminosos proferiam ameaças de morte e exigiam dinheiro, e o malogrado ofereceu 85 mil kwanzas, dois televisores plasmas e dois telemóveis.
Não satisfeitos, um dos bandidos se dirigiu até à cozinha, segurou numa faca, e cortou o pescoço da vítima, que conheceu morte no local", disse.
Teresa Júnior, angolana de 30 anos de idade e esposa do malogrado, contou em exclusivo ao Na Mira do Crime que a família viveu momentos de terror durante a acção dos marginais, lembrando que, dias antes, os mesmos já haviam tentado o assalto, mas sem sucesso.
"Trocamos as fechaduras da porta e das janelas, porque eles já haviam tentado, mas eles apareceram de novo e entraram pelo telhado, parece que alguém deu pistas; eles estavam com uma pistola”, recordou.
De acordo com a viúva, tão logo os criminosos entraram na residência exigiam dinheiro ao seu marido.
“O bandido que estava com a pistola colocou o meu bebé de 1 ano e seis meses na arca, para que dessemos mais dinheiro, mas implorei e tirei o bebé da arca", contou, acrescentando que, foi assim que um deles foi até a cozinha em busca da faca, e degolou o seu marido.
Além da casa do malogrado, Fernando Carvalho lembrou que o mesmo grupo é responsável por outro roubo qualificado ocorrido no mesmo dia, na residência de uma cidadã nacional, comerciante, de 27 anos de idade, onde subtraíram de igual modo dois televisores plasmas de 32 polegadas e dois telemóveis digitais e uma quantia de 100 mil kwanzas.
Durante a detenção dos marginais, o SIC apreendeu com o grupo um televisor plasma, uma botija de gás de butano e uma faca de cozinha.
Quem são os bandidos?
Estão catalogados como altamente perigosos os cidadãos António Francisco Fransoni “Toni Bala”, de 15 anos de idade; Telson Laurindo Júlio Simão “Destrelá”, de 19 anos de idade; Artur Fernando Manuel “Pai Lara”, de 23 anos de idade; Edmilson António Bea “Magrelo”, de 18 anos de idade; Gaspar Artur (De Gaspa), de 24 anos de idade e Ezequiel Lino Sebastião, de 18 anos de idade.
O Na Mira do Crime sabe que os marginais foram presentes ao Ministério Público e ao Juiz de garantias, que aplicou a medida de coacção mais gravosa, a prisão preventiva.