Em seis anos. Presidente da República já exonerou quatro ministros da Economia e Planeamento
O Presidente da República, João Lourenço, exonerou no início da tarde desta quarta-feira, 13, Mário Augusto Caetano João, como Ministro da Economia e Planeamento, sendo o quarto a deixar a cadeira desde 2017.
Por: Mbengui Pedro
O cenário indica que tem faltado assertividade nas politicas macro económicas, com destaque para a política cambial e fiscal, a desvalorização da moeda, a subida galopante dos preços da cesta básica e, a inflação que tende a roçar os 20 por cento, com repercussões graves no poder de compra das famílias.
A causa da exoneração de Mário, segundo fonte do Na Mira do Crime, está, supostamente, ligada ao pedido de uma comissão na ordem dos 50 milhões de dólares de um investimento de empresários Inglesas que previam construir e transformar as estradas nacionais em auto estradas e, que o mesmo foi redireccionado para o Congo.
"O lobby foi de um dos assessores do próprio Presidente da República, que agora aparece como consultor do referido investimento no Congo", atesta a fonte.
O poliglota em inglês, francês, checo, alemão, suaíli, espanhol e italiano, não foi capaz de convencer a equipa económica, apesar de ter criado o PREI, sendo o primeiro a cair na limpeza que Massano vai fazer, quase seis meses depois, desde que foi nomeado Ministro de Estado para Coordenação Económica.
O economista Marcelino Kuntuala, aplaude a medida do Chefe do Executivo, argumentando que a economia real está praticamente parada, considerando que fala-se muito de produção nacional, mas, de facto, ela não existe e, que ela, segundo ele, só vai acontecer com financiamento.
"Precisamos produzir bastante para satisfazer a demanda interna e exportar o excedente", apelou.
O novo homem forte do planeamento
Em sua substituição, o chefe do Executivo, nomeou Victor Hugo Magalhães, depois de ter sido previamente exonerado do cargo de secretário do Presidente da República para os assuntos económicos, cargo que vinha exercendo desde Setembro de 2021.
Victor Guilherme já foi assessor Económico e Social do então Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, antes de ter desempenhado o cargo de director do Gabinete de Planeamento e Monitorização dos Órgãos de Apoio a Vice-Presidência.
Entre 2013 e 2017 foi Director Nacional de Planeamento do Desenvolvimento Territorial do Ministério do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, depois de exercer o cargo de Director Nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Planeamento em acumulação com o cargo de Director do Fundo de Apoio Social entre 2011 e 2013.
Tem passagem pelo Fundo de Apoio Social (FAS), onde ficou entre 1994 e 2013. Foi Assessor Económico e Social do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa e Chefe do Departamento de Planificação Territorial no Ministério do Plano entre 1988 e 1992.
Mário Augusto Caetano João foi nomeado ministro da Economia em Setembro de 2021, anteriormente desempenhou as funções de secretário de Estado para a Economia, nascido na Maianga em 1978, em Luanda, Angola.