Polícia Fiscal apreende dois navios industriais e detém 12 cidadãos asiáticos por pesca ilegal
Efectivos da Polícia Fiscal Aduaneira, em coordenação com o grupo Operativo Multissectorial para Vigilância e Fiscalização Náutica, apreenderam, na quarta-feira, 07, duas embarcações industriais de pesca, por exercício da actividade ilegal de pesca no espaço marítimo da zona contígua, em direcção à foz do rio Kwanza.
Por: Na Mira do Crime e PNA
De acordo com o Porta-Voz da Polícia Nacional de Angola, Subcomissário, Mateus de Lemos Rodrigues, que falava à imprensa, na Unidade Fiscal Marítima, os dois navios de pesca industriais foram aprendidos, durante as operações regulares de patrulhamento náutico, realizada no espaço marítimo, sob jurisdição nacional, onde foi possível flagrar, abordo dos mesmos, 12 cidadãos de nacionalidades chinesa e Indonésia.
Durante a operação, estes cidadãos foram detidos por suspeitas de imigração ilegal, por estes possuírem documentos sem vistos de trabalho, o que não lhes habilita o exercício da actividade profissional de pesca no território nacional, bem como três nacionais detidos, por auxílio à imigração ilegal.
Manuel Faustino Caepo, pescador, disse a este jornal que trabalha no local onde decorreu a operação há cerca de três meses, “pescamos Cachucho, Raía, Corvina, Marianga e Carapau, com género de pesca arrastão, por dia pescamos entre 70/80 tabuleiros, o que corresponde 20 quilos”, disse.
Norberto Escovado, outro pescador, fez saber que trabalha há cerca de 15 dias.
“Fomos interpelados pela Polícia Fiscal Aduaneira no alto mar do Sul de Angola, e eles detectaram irregularidades, daí a apreensão e detenção”, disse.
Mateus Rodrigues sublinhou que, as embarcações apreendidas encontram-se sob tutela do grupo operativo multissectorial, a fim de se aferir se existe outras infracções, além da registada, assim como garantiu que, os três nacionais e os estrangeiros foram encaminhados ao Ministério Público, para os trâmites judiciais.