Frustrada tentativa de golpe de estado na RDC
As Forças Armadas congolesas afirmam terem frustrado a tentativa de um golpe de estado neste domingo, 19 de Maio, cujos autores foram detidos. "A situação está controlada", afirma o porta-voz das FARDC.
Por: Na Mira do Crime
Disparos foram ouvidos na noite de 18 para 19 de Maio perto do Palácio da Nação, sede da presidência de Félix Tshisekedi.
A residência de Vital Kamerhe, vice-primeiro-ministro e aliado de Tshisekedi, também foi atacada.
Segundo Michel Moto Muhina, deputado e porta-voz de Kamerhe, a residência foi atacada por volta das 4h30 da manhã por homens armados com uniformes militares.
Um vídeo mostra homens armados a falar sobre o “Novo Zaire” e prometendo “lutar pelo país”, estando no Palácio da Nação com armas e exibindo a antiga bandeira do país.
Contudo, Félix Tshisekedi não reside no Palácio da Nação, que é principalmente um escritório simbólico. O presidente congolês reside no Palácio da Cidade da União Africana, a cerca de dez quilómetros de distância.
Fontes de segurança indicam que o alvo era Vital Kamerhe e que os atacantes invadiram o Palácio da Nação durante a fuga, sendo rapidamente neutralizados.











