Negócio do Luvo: Polícia apreende mais de 28 mil litros de combustível no Zaire em menos de 24horas em pontos diferentes
Um camião da marca Shakan, de cor vermelho e contentorizado, que seguia no troço de Dobo a bairro Nkembo, em Mbanza Kongo, capotou, na sexta-feira, 05, devido a presumível excesso de velocidade.
Por: Carla Nayara
As forças policiais no local do acidente constataram que, para além do acidente de viação, o condutor do veículo, que fugiu do local, transportava a bordo do contentor mais de 60 bidões de combustível do tipo Gasóleo, com capacidade de 1/250 litros cada, totalizando 15.875 litros de combustível apreendidos.
De acordo com as autoridades, presume-se que este combustível seria destinado à fronteira do Luvo para actividades comerciais ilícitas e benefícios particulares.
Os ocupantes do veículo fugiram do local ao se perceberem da intervenção policial, suspeitando que seriam detidos.
O combustível foi transportado pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), para tratamento adequado que se impõe Luís Bernardo
No mesmo dia, sexta-feira, 05, na mesma província, na comuna do Quêlo, município do Soyo, foram apreendidos cerca de 12.750 litros de combustível do tipo Gasóleo, por tentativa de contrabando.
A apreensão ocorreu após uma denúncia anónima de populares na região.
A Polícia encontrou 132 bidões no interior de um caminhão da marca Chek-man, de cor branca, com a matrícula LD-46-38-CO, sendo 42 bidões de 1.250 litros e 90 de 1.25 litros, totalizando 12.750 litros de Gasóleo.
O veículo estava avariado nas proximidades da Comuna do Quêlo, e o motorista e o ajudante (que fugiram) planejavam utilizar vias clandestinas até a Comuna do Sumba, no Soyo, onde pretendiam vender a mercadoria na RDC.
Devido à avaria, o combustível foi transferido horas depois para outra viatura tipo Camaze, que apoiou o trabalho policial.
A mercadoria está sob custódia na Esquadra Policial do Bundila, e será encaminhada às autoridades competentes.