Autoridades apresentam falsos efectivos do SIC que assaltavam e extorquiam taxistas em Viana
À Direcção Provincial do Serviço de Investigação Criminal em Luanda, apresentou, no Comando de Viana, três cidadãos nacionais com idades entre 32 e 43 anos, implicados nos crimes de associação criminosas, fabrico, tráfico, detenção e alteração de armas e munições proibidas, falsas qualidades, falsificação de documentos e ameaças de morte.
Por : Solange Figueira
Os acusados, foram detidos no passado dia 22 de Julho do ano em curso, por volta das 14h, no distrito urbano da Estalagem, via pública, pelo facto de, na referida data, identificando-se como agentes de autoridade, exibindo passes falsos do SIC, abordaram um taxista e, sob pretexto que especulavam os preços de corrida, algemaram o cobrador, e exigiam dinheiro e os seus meios de valor para serem restituídos a liberdade.
Quem são os criminosos?
Estão identificados como Igor Garcia Pedro “Surra”, de 32 anos de idade, suposto Agente da Polícia Nacional colocado no DIIP na província do Cunene, residente no município de Viana, Distrito Urbano da Estalagem, bairro Km-9/A, rua do Chicago, Domingos Pedro Manuel Feliciano “Meini”, de 43 anos de idade, suposto segurança da Empresa Jucha, residente no município de Viana, Distrito Urbano do Rangel, rua do Paraná e Rui Domingos Neto “Trator”, de 33 anos de idade, suposto professor, residente no município de Viana, Distrito Urbano do Rangel, rua da Sangue e Fúria.
Vale sublinhar que os mesmos viram as suas acções frustradas, ao serem prontamente detidos por uma equipa de efectivos da Polícia Nacional, afecto a Reacção e Patrulhamento, que afluíram ao local tão logo foram alertados por populares.
O Na Mira do Crime sabe que os suspeitos acima identificados, foram detidos na posse de duas armas de fogo do tipo pistola, sendo uma da marca Macarov, com nº não legível, com respectivo carregador, contendo quatro munições, e esta estava em posse do “Meini”, enquanto a pistola de marca Walther, com o respectivo carregador, contendo seis munições, encontrava-se na posse do acusado do Igor, suposto efectivo da Polícia Nacional.
Com os acusados foram ainda apreendidos três passes falsos de identificação pessoal do SIC, com as patentes de Agente de 1ª Classe e um do Igor, com a patente de Agente de 3ª Classe, assim como um passe da Polícia Nacional com o NIP: 217424, também passado em nome do Igor, com a patente de Agente de 2ª Classe.
Quanto a documentação falsa, alegaram terem obtido de um cidadão apenas identificado por Pedro, residente algures no município do Cazenga, no “Pau Grande”.
O Porta-voz do SIC-Luanda, Superintendente- chefe, Fernando de Carvalho, tranquiliza à população quanto o combate à criminalidade que tem sido levado a cabo pela instituição que representa, e reafirma o seu compromisso no combate acérrimo de todas as acções criminosas perpetuadas pelos amigos do alheio.