DIIP detém capitão da Força Aérea que efectuou disparos na via pública com AKM de cano cortado
Efectivos do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), colocados da 4ª Esquadra Policial do Comando Municipal de Benguela, detiveram, na madrugada de sábado, 31, o cidadão Délio Manuel Guerra, de 27 anos de idade, fectivo das Forças Armadas Angolanas (FAA), colocado na Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea, ostentando o posto de Capitão, com a função de Piloto-Instrutor.
Por: Ngunza Chipenda
Os factos ocorreram quando o visado, na companhia do seu amigo identificado como Manuel Mário Alexandre, de 27 anos de idade, encontravam-se a conviver num bar denominado 110, situado no bairro Chindumbi.
Após o consumo de bebidas alcoólicas, o militar sacou a arma de fogo do tipo AKM, com cano cortado, com o n.° 483482, com o respectivo carregador, contendo no seu interior sete munições e efectuou quatro disparos no ar.
A população, apercebendo-se do perigo que o mesmo representava, uniram-se e subtraíram a referida arma de fogo das mãos do visado, e posteriormente comunicaram as forças policiais do DIIP.
Por volta das 02 horas e 30 minutos, a viatura Patrulheira da 4a Esquadra Policial do Comando Municipal de Benguela, composta por 04 efectivos, fizeram-se ao local onde constataram a veracidade dos fatos.
Conduzido o suspeito para a esquadra, alegou que comprou a referida arma de fogo há 06 meses, das mãos do cidadão identificado por Denilson Cardoso “Mauro Tuga”, de 35 anos de idade, 1° Sargento, Amanuense do Pessoal e Quadros do Instituto Superior da Força Aérea/Catumbela), ao preço de cem mil kwanzas.
Diante dos factos, emitiu-se um mandado de detenção contra “Mauro Tuga”, tendo sido cumprido com êxito pela Polícia Judiciária Militar, Junto do Comando Provincial de Benguela.
O Na Mira sabe que os militares serão presentes ao Digno Magistrado Ministério Público Militar, na manhã desta segunda-feira, 02, para ulteriores trâmites legais.