Marginal baleado durante assalto detido pelas forças da ordem numa unidade hospitalar no Huambo
Um cidadão de 27 anos de idade, integrante de uma associação criminosa dissimulada em staff de mototaxistas, com a denominação de "Os Samalhotes" foi, recentemente, detido pelo SIC, a partir do Hospital Central do Huambo.
Por: Ngunza Chipenda
O cidadão detido, em companhia de seus três comparsas, por volta das 20 horas do dia 25 de Setembro do ano em curso, interpelaram uma estudante, no Bairro Aviação e, sob ameaças de morte, apossaram-se dos seus bens, pelo que a ofendida gritou por socorro e naquele instante, alguém efectuou um disparo, para os afugentar e alvejou o aludido marginal, em um dos membros inferiores.
Na ocasião, os comparsas puseram-se em fuga e regressaram ao local, minutos depois, levaram o seu amigo ao hospital e inventaram a história de que foi vítima de roubo de uma motorizada.
Na madrugada do dia seguinte, os integrantes da associação criminosa retornaram ao Hospital, para resgatar o comparsa, mas os seus planos foram frustrados pela Policia.
Consultada a base de dados de controlo de antecedentes policiais, verificou-se que o marginal alvejado já teve passagem pelo SIC e tentou embaraçar as forças de segurança com o nome de Lázaro Alexandre, quando na verdade responde pelo nome de Jubileu Samala.
Diligências prosseguem para o desmantelamento total da associação criminosa e o integrante detido será presente aos Órgãos competentes para a devida responsabilização criminal.