"Os 20 Buscar, Os Pesos Pesados e os Baixeiras" - Polícia recolhe 42 integrantes de 03 grupos de marginais no Kilamba Kiaxi
Em uma operação denominada "MOP PRÉ-QUADRA FESTIVA 2024", realizada recentemente no âmbito de elevar o sentimento de segurança, os efectivos da Policia Nacional afectos ao Comando Municipal no Kilamba Kiaxi desmantelaram vários grupos de malfeitores, que se dedicavam à prática de roubo e furto em residências, na via pública assim como se dedicavam a lutas entre grupos rivais.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
A operação incidiu com maior destaque nos territórios dos bairros Bakita Cosse, Titanic, Maria Eugénia Neto, e o bairro da Fofoca (município de Viana).
A acção, avançou o Porta-voz do Comando Provincial de Luanda, Superientendente-chefe Nestor Gougel, permitiu o desmantelamento e detenção de 42 indivíduos ligados aos grupos denominados "Os 20 Buscar, Os Pesos Pesados e os Baixeiras".
"A operação permitiu o esclarecimento de muitos crimes e a apreensão de duas (02) armas de fogo do tipo pistola Macarof, oito (08) bidões de gasolina, de 20 litros cada e cinco kg de estupefacientes, vulgo liamba. Foi também possível a recuperação de quatro máquinas de jogos, um (01) fogão a gás, três botijas de gás butano, duas (02) TV plasmas e uma (01) motorizada de três rodas", mencionou.
A intervenção, continuou o Oficial, estendeu-se também às circunscrições fronteiriças com o município em referência, nomeadamente, Viana, no sentido de fustigar a fuga de muitos meliantes que, após a realização dos crimes, refugiam-se nos dois territórios.
"A tendência dos implicados é refugiarem-se em zonas vizinhas do Kilamba Kiaxi, assim como os de outras zonas vizinhas fugirem para este município, dai que, acrescentou, houve a necessidade de se estender a operação, que culminou com a detenção de seis (06), indivíduos, a apreensão de duas (02) motorizadas de marcas Kawessek e Ling Keng e a recuperação de três (03) vaporizadores", esclareceu, sublinhando que, a operação "MOP PRÉ-QUADRA FESTIVAL 2024" será levada a cabo a outros territórios no sentido de promover a paz, a ordem e a tranquilidade no período da quadra festiva.