Segurança que fornecia armamentos para criminosos em Viana apanhado com uma pistola e 3 AKM
O Serviço de Investigação Criminal em Luanda, através da sua Direcção Municipal de Viana deteve dois cidadãos nacionais com idades entre os 26 e 38 anos, implicados nos crimes de associação criminosa, ameaças de morte e roubo qualificado de motorizadas.
Por: Ngunza Chipenda
O grupo, de acordo com o Porta-voz do SIC em Luanda, foi desmantelado durante uma acção criminal ocorrida na manhã do passado dia 06 de Novembro do ano em curso, no município de Viana, bairro da Regedoria, rua da Celina, via pública, quando o acusado, em companhia do seu comparsa, em fuga, perpetraram a acção delituosa, em que foi lesado um cidadão de 29 anos de idade, moto-taxista.
Durante a acção, os bandidos interpelaram a vítima e, sob ameaças de morte, roubaram a sua motorizada de marca Apollo, de cor vermelha.
Em função da ocorrência, foram despoletadas investigações aturadas que resultaram na detenção de um dos membros do grupo, isto no passado dia 11 Novembro, onde apurou-se que o mesmo é useiro e vezeiro nestas práticas criminais, confessando a autoria em mais de quatro roubos qualificados de motorizadas, na via pública.
A investigação do SIC descobriu, por exemplo, que no mês de Outubro no ano corrente, nos bairros Vila de Viana e Km30, o marginal esteve envolvido em dois assaltos de motorizadas, e para a realização exitosa das suas acções, contava com o apoio de um vigilante de uma empresa de segurança privada, que fornecia a sua arma de serviço, em troca de 25 ou 30 mil Kwanzas.
Após aturada investigação, o SIC deteve o segurança no dia 12 de Novembro, e no decorrer das acções operativas, foram apreendidos e recuperados os seguintes meios: 04 armas de fogo, das quais uma pistola e 03 AKM, cinco motorizadas de várias marcas, dentre as quais, uma de três rodas.
Diante dos factos, foram os implicados presentes ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias, que determinou a medida de coacção mais gravosa - a prisão preventiva.