Burlador convence empresário a investir milhões na compra e venda de combustível e “foge” com mais de 27 milhões de kwanzas
O Serviço de Investigação Criminal no Uíge, em cumprimento de um mandado de detenção a ordem da PGR, deteve, nesta segunda-feira, 9, um cidadão nacional de 48 anos de idade, de nome Gabriel Ntemo Mendes, residente em Luanda, indiciado na prática do crime de burla de mais 27 milhões de kwanzas.
Por: Ngunza Chipenda
Os factos ocorreram no passado mês de Março do ano em curso, quando o acusado, passando-se por empresário com grandes investimentos na República Democrática do Congo, usando das suas técnicas de burla, apresentou licenças falsas da Sonangol à vítima, que vende bebidas a grosso na cidade do Uíge, para que juntos investissem na compra de combustível no território nacional, para ser comercializado na vizinha República Democrática do Congo (RDC).
O lesado, longe de saber das reais motivações do acusado, convencido dos rendimentos chorudos, alinhou no “falso negócio”, e transferiu para a conta do acusado 27. 156.000,00 (vinte e sete milhões, centro e cinquenta e seis mil kwanzas).
Dias depois, enquanto aguardava o passo seguinte do negócio, verdade é que o burlador colocou-se a monte.
Após denúncia apresentada as autoridades, passados oito meses, o SIC-Uíge despoletou acções investigativas e de inteligência criminal, que resultou na captura do infractor, que já foi presente ao Ministério Público para os procedimentos legais que se impõem.