Matam com AKM e caçadeira: SIC-Uíge desmantela grupo de altamente perigosos envolvidos em mais de três homicídio
Uma micro operação em sequência Investigativa, realizada por operacionais do SIC-Uíge, possibilitou o desmantelamento de um grupo de malfeitores composto por quatro indivíduos, rotulados como altamente perigosos.
Por: Ngunza Chipenda
Dados em posse do Na Mira do Crime aclaram que, no prosseguimento das acções investigativas, visando o esclarecimento de crimes de homicídio qualificado com recurso a armas de fogo do tipo caçadeira e AKM, bem como armas brancas do tipo faca e catana, os operativos, no cumprimento de mandados de detenção da PGR, "varreram" os bairros Papelão, Orlando Fonseca e Ana Candandi, município no do Uíge, bairro Zulumongo e 1° de Maio, Município do Songo, e detiveram os cidadãos Eduardo Zinga "Edi Py" de 27 anos de idade, Eduardo Manuel Samuel "Da Isa", de 20 anos de idade, Venâncio de Oliveira "Mana Joana", de 22 anos de idade, e Gildo Paulo Vicente "Cibele", de 21 anos de idade, por estarem envolvidos na prática dos crimes de homicídio qualificado, roubo qualificado, e associação criminosa.
O Na Mira do Crime sabe que, com a detenção dos cidadãos citados, foi possível o esclarecimento do crime de homicídio qualificado ocorrido no pretérito dia 27 de Agosto de 2024, no interior de uma residência, no bairro Papelão, nas imediações da Rotunda do Songo, em que foi vítima mortal o cidadão que em vida respondia pelo nome Marques Fernando Elias, de 24 anos de idade.
O crime de homicídio qualificado, ocorrido no dia 04 de Dezembro de 2024, no interior de uma cantina, no bairro Mbemba Ngango, vulgo Gigi, em que foi vítima o cidadão Mbengani Paulo, de 32 anos de idade; comerciante.
Homicídio qualificado em razão dos meios, com recurso a arma de fogo do tipo caçadeira, de fabrico artesanal, ocorrido no dia 29 de Setembro de 2024, no interior de uma residência, no bairro Papelão, zona 03, bairro Paco e Benze, em que foi vítima o cidadão Afonso Lucinha "Camataco", de 41 anos de idade, camponês.
Ofensas graves à integridade física, com recurso a uma arma de fogo do tipo caçadeira, em que foi vítima a cidadã Angelina Luzolo, de 20 anos de idade, ocorrido no dia 12 de Outubro de 2024, no interior de uma residência, no bairro Papelão, zona n° 02.
Ofensas graves à integridade física, com recurso a arma de fogo do tipo caçadeira, ocorrido no dia 28 de Dezembro 2024, no interior de uma residência, no bairro Orlando Fonseca, em que foi lesado o cidadão Afonso André Mendes, solteiro de 24 anos de idade, cozinheiro.
Ofensas graves à integridade física com recurso a arma de fogo do tipo caçadeira, ocorrido no dia 01 de Dezembro de 2024, no interior de residência, no bairro Dunga, nas imediações do Cemitério Municipal, em que foi lesado o cidadão Carlos Ernesto Sebastião, de 21 anos de idade, funcionário do Tribunal de Comarca do Uíge.
Este jornal sabe que estão em curso buscas nos ficheiros do SIC, de crimes praticados pelos mesmos elementos, que ainda não foram esclarecidos.
Foram apreendidas uma arma de fogo do tipo caçadeira de fabrico artesanal, um tablet de marca Samsung, cor de preto.