SIC-Luanda captura em Icolo e Bengo dois marginais do grupo R.B.D que mataram jovem de 32 anos à facada
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província de Luanda, deteve dois cidadãos de 17 e 19 anos, respectivamente, implicados nos crimes de associação criminosa, ameaça de morte e homicídio qualificado com recurso a arma branca, ocorridos no município de Viana, em Luanda.
Por: Carlos Quikuca
Os crimes, segundo o Porta-voz do SIC-Luanda, Superintendente-chefe, Fernando Carvalho, ocorreram no passado dia 8 de Janeiro às 23 horas, no bairro Regedoria, município de Viana, nas imediações do colégio Eliada, em que foi vítima um cidadão identificado por Nelson António Vaz, de 32 anos, morador do referido bairro.
O crime ocorreu quando a vítima, em companhia da sua noiva, saiam de uma roulote comprar hambúrguer e foram interpelados por cinco elementos munidos de arma branca (faca de cozinha).
Sob ameaças de morte, subtraíram do casal um telemóvel analógico de marca ITEL e 4 mil kwanzas.
Ao tentar resistir ao assalto, Nelson, a vítima mortal, foi-lhe desferidos vários golpes de faca na região do pescoço, tendo ficado gravemente ferido.
O malogrado ainda reconheceu um dos indivíduos, mas este disse estar distante vigiando o perímetro e nada podia fazer por estar com os amigos.
A vítima ainda foi socorrida para uma unidade hospitalar mais próxima, mas não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer fruto da gravidade dos ferimentos e da região sensível onde os golpes de faca atingiram.
Fernando de Carvalho, fez saber que a detenção dos implicados ocorreu mediante mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público.
"Após terem sido presentes ao Ministério Público e ao Juíz de Garantias, lhes foi aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva", sublinhou.
Por outro lado, Fernando de Carvalho garantiu que o SIC tudo fará para apanhar os restantes integrantes do grupo, "lembrando que por mais que fujam, o crime não compensa e serão apanhados para responderem pelo crime cometido na justiça", notou.
Saiba o nome dos detidos à contas com a justiça
O principal implicado, Francisco Gabriel António tem 17 anos e nas horas normais se dedicava a fazer biscates como engraxador.
Ao NA MIRA DO CRIME revelou fazer parte de um grupo de 20 elementos denominado os "R.B.D", todos eles, moradores do bairro da Sanzala, município de Viana.
As principais actividades do grupo são; roubos a residências, assaltos a mão armada e rixas com outros grupos de marginais.
Mateus Filipe, mecânico de profissão é o 2° implicado no crime. Com 19 anos, era ele quem estava a fazer o papel de vigilante quando decorria o crime.
Foi ele que a vítima reconheceu, mas que preferiu não interceder a favor de alguém que perdeu a vida de forma prematura.
"Eu lhe conhecia porque éramos amigos. Mas apenas me apercebi que era ele depois do acto criminoso ter sido realizado por estes amigos meus", elucidou.
Viúva tem insónia e precisa de intervenção psicológica
A noiva do falecido, Banila de Sousa Romão, de 21 anos, visivelmente abalada com a situação, disse que até agora não consegue dormir e que tem visões frequentes do incidente.
Deste modo, não restam dúvidas de que a jovem necessita de uma terapia psicológica.
Pai pede justiça pela morte do filho
Por sua vez, senhor Vaz, pai do jovem, inconsolável, lembrou o homem que o filho se tinha tornado, ao ponto de já estar independente e trabalhador.
"Peço apenas que se faça justiça pela forma cruel que o meu filho foi morto, como se fosse um animal", apelou aos órgãos que administram a justiça em Angola, fazendo menção que o endurecimento das penas inibe a prática de crimes violentos e cometidos de forma dolosa.
Importa referir que deste crimes estão implicados mais três elementos do grupo R.B.D que se encontram em fuga, mas devidamente identificados, nomeadamente, 'Rolinguinha', 'Esténio Kimbito', ambos de 19 anos e o 'Ti Bolado', de 21 anos, considerado o mais velho do grupo.
Fontes deste jornal denunciaram que os mesmos podem estar escondidos na nova província de Icolo e Bengo, mais precisamente no município de Calumbo, num dos bairros onde reside a mãe de um destes malfeitores, por sinal, local onde se teria refugiado o principal suspeito desta acção criminosa.










