Polícia na Huíla desmantela associações criminosas envolvidas em roubo de dinheiro e abuso sexual contra menor
Efectivos da Polícia Nacional na Huíla, desmantelaram duas associações criminosas, compostas por 10 elementos, acusados dos crimes de roubo qualificado de 1.700.000,00 Kz no interior de uma residência, furto de motorizadas com recurso a arma de fogo e abuso sexual contra menor, no município da Matala.
Por: Laurentino Tchatuvela (Huíla)
De acordo com o porta-voz da Polícia Nacional na Matala, Subinspector Cirilo Dumbo, os crimes ocorreram entre os dias 9 e 15 do mês em curso e não foram esclarecidos de imediato.
Os delitos envolveram o uso de armas de fogo, além da vandalização de bens públicos, incluindo uma placa de painel solar, o que gerou insegurança entre os moradores dos bairros 1º e 3º Mukekete, entre as 5horas e as 16horas nas datas já mencionadas.
Diante desta situação, foi desencadeada uma micro-operação pelos especialistas da Secção Municipal de Investigação de Ilícitos Penais (SMIIP), Secção de Informação Policiais (SINFOP) e Serviço de Investigação Criminal (SIC) nos bairros Muvale, Comandante-Cow-Boy, Cahululu, 1º de Maio, 3º Mukekete e Kandjanguiti, o que permitiu desmantelar e esclarecer os crimes.
Segundo o porta-voz, os detidos são:
Manuel Elias, 34 anos, residente no bairro Cahululu;
June Marcial, 25 anos residente na comuna do Micosse localidade do kau;
José Tchivela Chiwila, 34 anos residente no bairro Muvale;
António Mendonça Ndumbo, 33 anos residente no bairro 1° de Maio;
Daniel Lupito Fernando, 28 anos residente no bairro 1° de Maio;
Luciano Guilherme Ngombe, 38 anos residente no bairro 1° Mukekete;
António José, 33 anos residente no bairro 1° de Maio;
Alberto Manuel, 26 anos residente no bairro 1° de Maio;
José Lucas Cangombe, 21 anos residente no bairro 1° de Maio;
Ouvirá Teresa, 24 anos residente no bairro Cahululu;
Enivalda Júlia, 28 anos residente no Cahululu.
Na mesma operação, foram apreendidos:
Uma placa de painel solar;
Uma botija de gás butano de 12 kg;
Uma coluna de som;
Um aparelho de som com duas colunas pequenas;
Duas armas de fogo do tipo AKM (uma com carregador sem munições e outra com um carregador contendo 19 munições);
Três colchões de casal;
Duas motorizadas (uma marca TVS PLUS de cor preta sem matrícula e uma Hanjin vermelha sem matrícula);
Um alicate de pressão;
Uma pasta de cor preta contendo diversos instrumentos utilizados no local do crime.
O porta-voz avançou ainda que, durante a micro-operação operação, foi possível esclarecer outros crimes, incluindo:
Furto de quatro placas solares ocorrido na comuna do Mulondo, no bairro Chela, no dia 9;
Roubo qualificado de 1.700.000,00 Kz, uma botija de gás butano de 12 kg, uma TV de plasma LG de 42", um Bilhete de Identidade, dois livretes e dois cartões multicaixa do BIC e BAI, com recurso a arma de fogo e agressão sexual contra menor, ocorrido no dia 13;
Roubo qualificado, também com recurso a arma de fogo, de 200.000,00 Kz e três telemóveis;
Cumprimento de um mandado de detenção (MD).
"Cirilo Dumbo fez saber que os implicados já foram apresentados ao digno magistrado do Ministério Público para os devidos procedimentos legais."









