Denunciados pelo Na Mira do Crime: Polícia no Hoji-ya-Henda captura bandidos que perturbavam a ordem no bairro dos Ossos
O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, por via dos seus operacionais destacados no Comando municipal do bairro Hoji-ya-Henda, realizou, durante os últimos dias, depois de uma alerta deste jornal sobre o pico de violência no bairro dos Ossos, uma mega operação em todas as ruas que compõem o bairro dos Ossos, local em que a população clamava pela actuação das autoridades policiais, por conta do elevado índice de criminalidade.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
A operação denominada "Raio X Policial no bairro dos Ossos", encabeçada pelo Delegado e Comandante Municipal, Domingos de Oliveira "Cocas", teve como principal objectivo devolver a ordem, a paz e a tranquilidade naquela circunscrição do município.
Lemba José , moradora da rua do Kimbango há 10 anos, disse que vive num bairro onde a delinquência condiciona a livre circulação de pessoas, e os marginais além das lutas de grupos, chegam a arrombaram às residências e para saquear os bens.
"Durante os últimos dias às coisas melhoraram, agora, com o patrulhamento da polícia sentimos-nos seguros e tranquilos, mas precisamos de uma esquadra nesta zona", sublinhou.
"Desde sexta-feira última que já conseguimos andar normalmente, ontem, pelo menos, deparei-me com a polícia por volta das 03 horas da manhã, e senti-me seguro", disse o jovem Garcia, morador da rua do Kimbango.
O porta -voz do Comando Provincial de Luanda, Superintendente -chefe, Nestor Goubel, avançou que após o clamor dos moradores, sobretudo os da rua do Kimbango, Pedreira e Ana Paula, a população já sente alguma tranquilidade.
"Foram desmantelados três grupos de rixa que tiravam o sossego aos moradores, nomeadamente "Os Angolanos", "os alemães" e os "Fodelhão", que criavam o terror na zona, e pelo que tudo indica a tranquilidade foi reposta no seio dos munícipes", informou.
Nestor sublinhou que as vias de acesso ao bairro têm de certa forma criado transtornos aos operacionais, tendo salientado que, mesmo com as dificuldades encontradas a polícia não mede esforços em realizar o que lhes compete.
"Os crimes na via pública e os assaltos em residências faziam parte do dia-a-dia no bairro, os marginais intimidavam as pessoas, mas fruto de uma operação bem direcionada, com base no diagnóstico feito e tendo em conta o clamor da população, as forças policiais entraram em acção e conseguiram desmantelar os grupos que causavam a instabilidade", garantiu o oficial.
Disse que, um dos pontos críticos é a Hollywood, onde eles (marginais) orquestravam as acções, *mas já se encontram detidos os principais cabecilhas dos grupos de rixa que criavam a instabilidade", pontuou.
A população reagiu com agrado o trabalho da polícia e pediu que as acções de policiamento de proximidade continuem.
"Não basta o trabalho que estão a realizar, é precisamos também que se coloque uma esquadra neste bairro para facilitar o trabalho da policia", pediram os moradores.









