Detido jovem que se fazia passar por efectivo do SIC e do DIIP para burlar comerciantes em Moçâmedes
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), deteve, na tarde de quarta-feira, 4, um cidadão nacional de 31 anos de idade, acusado do crime de falsa identidade.
Por: Belchior Resende
De acordo com informações apuradas pelo SIC, os factos remontam ao mês de Agosto do ano transacto, quando o acusado se fazia passar por efectivo do SIC e, em algumas ocasiões, do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), o que lhe permitia abordar proprietários de vários armazéns de venda de electrodomésticos na cidade de Moçâmedes.
Usando a falsa qualidade de agente de investigação criminal, o indivíduo solicitava electrodomésticos sob o pretexto de que os pagaria em prestações.
Após receber os bens, mudava de número de telemóvel, inviabilizando o contacto com os proprietários dos estabelecimentos, e posteriormente revendia os electrodomésticos a terceiros por preços abaixo do valor de mercado.
Na sequência de denúncias formalizadas por alguns comerciantes lesados, o SIC desencadeou diligências investigativas que culminaram na detenção do suspeito, bem como na apreensão de parte dos electrodomésticos já comercializados.
As investigações prosseguem com vista à recuperação e apreensão de outros bens ainda em posse de outros cidadãos.
O cidadão detido será presente ao Ministério Público e, posteriormente, ao juiz de garantias, para os procedimentos legais subsequentes.









