"Bate e resolve" - SIC-Luanda detém protagonistas da insegurança na via pública do Cazenga
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Luanda, por intermédio do Comando Municipal da Polícia Nacional do Cazenga, deteve, recentemente, oito cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 18 e 24 anos, na sua maioria do grupo de marginais "Bate e resolve", implicados nos crimes de associação criminosa, arruaça e roubo qualificado com recurso a armas brancas, nomeadamente facas de cozinha e catanas.
Por: Débora Manuel
Durante o esclarecimento do caso, o porta-voz do SIC-Luanda, o superintendente-chefe Fernando Carvalho, avançou que o desmantelamento do grupo ocorreu no dia 26 de Fevereiro do ano em curso.
Segundo explicou, o crime de arruaça concorrido com roubo qualificado de vários bens pessoais e uma quantia monetária estimada em cerca de 60.000 kwanzas ocorreu no dia 25 do mesmo mês, na comuna do Kima-Kieza, bairro dos Combustíveis.
O caso tornou-se conhecido depois de um vídeo ter circulado nas redes sociais, particularmente no Facebook.
De acordo com as investigações, inicialmente foi lesada uma cidadã de 22 anos de idade, estudante. No decorrer da acção criminosa, outros cidadãos que se encontravam no interior de uma motorizada de três rodas também foram atacados. Um dos lesados foi atingido com uma faca de cozinha na região cervical posterior, na nuca, tendo abandonado o local a sangrar.
O porta-voz do SIC explicou ainda que os implicados, munidos de facas de cozinha e catanas, posicionavam-se junto a um bar nas imediações do bairro e abordavam violentamente os moto-taxistas que aí circulavam. Sob fortes ameaças de morte, aterrorizavam passageiros e condutores e, posteriormente, roubavam os seus bens.
O trabalho de inteligência policial permitiu apurar que três dos oito detidos já são useiros e vezeiros neste tipo de prática criminosa, tendo mais de duas passagens pelas malhas da polícia.
Segundo as autoridades, o grupo envolvido na maioria dos crimes denomina-se “Bate e Resolve” e poderá ser composto por cerca de 20 elementos.
O SIC continua com diligências no terreno para localizar e deter os restantes membros da associação criminosa.
As autoridades apelam ainda aos cidadãos que tenham sido vítimas destas acções para se dirigirem ao Comando Municipal do Cazenga, junto ao Serviço de Investigação Criminal, para prestarem depoimentos e ajudarem no esclarecimento completo do caso.
O porta-voz reforçou também o apelo aos pais e encarregados de educação para acompanharem mais de perto os seus filhos, alertando-os sobre os perigos de se envolverem em grupos violentos e no mundo da criminalidade.









