Furtaram mais de 40 placas de viaturas: Capturados maiores ladrões de placas de viaturas do Namibe e Huíla
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Namibe, em coordenação com outros órgãos de Defesa e Segurança, no âmbito de uma sequência investigativa, procedeu à detenção de quatro cidadãos nacionais, com idades entre os 29 e os 47 anos, acusados da prática do crime de furto qualificado de placas electrónicas de viaturas.
Por: Belchior Resende
Segundo informações apuradas pelo SIC, os factos ocorreram nos dias 25 e 26 de Fevereiro do ano em curso, nas centralidades 5 de Abril e Praia Amélia, no município de Moçâmedes.
No primeiro caso, os indivíduos terão subtraído três placas electrónicas, enquanto no dia seguinte terão furtado treze placas de viaturas na centralidade Praia Amélia.
No seguimento de um trabalho aturado de inteligência criminal, foram desencadeadas diligências investigativas que iniciaram em Moçâmedes, culminando com a detenção de três presumíveis autores no bairro 5 de Abril.
Posteriormente, no município do Lubango, província da Huíla, foi detido o presumível principal autor, de 31 anos de idade, apontado como responsável pela descodificação das placas electrónicas.
Durante a operação, foram apreendidas 45 placas electrónicas de viaturas de diversas marcas, encontradas em posse do suspeito.
De acordo com as investigações, os implicados tinham como preferência placas de viaturas das marcas Hyundai (modelos Accent, Elantra e Grand i10), Suzuki Expresso, Celerio e Toyota Hilux.
Os presumíveis autores serão presentes ao Ministério Público e, posteriormente, ao Juiz de Garantias, para os trâmites legais subsequentes.
O SIC reafirma o seu compromisso em continuar a trabalhar para o total esclarecimento do caso e apela aos residentes das centralidades 5 de Abril e Praia Amélia a redobrarem as medidas de vigilância, bem como a denunciarem às autoridades qualquer situação suspeita.









