Na Samba - Jovem de 25 anos assassinado com tiro na cabeça durante assalto na sua residência, "Wassalala" é principal suspeita
Um cidadão que, em vida, respondia pelo nome de António Miguel Mendes, de 25 anos de idade, residente na Rua do Campo, bairro Camuxiba, município da Samba, morreu na madrugada de quinta-feira, 26, depois de ser alvejado com um disparo de arma de fogo na região craniana, no interior da sua residência, durante um assalto.
Por: Cambuta Vieira
Aos prantos e totalmente inconsolável, Fátima António, esposa do malogrado, conta que o facto ocorreu por volta da uma hora da madrugada, quando um grupo de marginais, na tentativa de escalar o muro do quintal, efectuou o corte da luz, tendo, em seguida, forçado o portão para ter acesso, mas sem sucesso.
Continuou, dizendo que, de repente, ouviram um barulho. Passados alguns minutos, tudo ficou silencioso.
Depois, o casal saiu do anexo situado no interior do quintal e foi bater a porta da casa principal, onde vivem os pais e outros irmãos.
Enquanto batiam na porta, um dos bandidos espreitava pelo muro.
António, ao ver o marginal, atirou-lhe uma garrafa, e o meliante, sob ameaças de morte e proferindo ofensas, obrigava-os a abrir a porta.
Um dos indivíduos, posicionado diante das aberturas da marquise, efectuou um disparo que atingiu a vítima, que caiu imediatamente ao chão.
“O meu cunhado abriu a porta. Eu gritava: ‘António, vamos entrar’!, mas ele não reagia e, depois apercebi-me que estava todo ensanguentado. De repente, o portão abriu-se, e corri para dentro de casa”, disse.
Tão logo os meliantes acederam à casa, depararam-se com a vítima estatelada no chão. Com o susto, colocaram-se em fuga, sem levar absolutamente nada.
“O meu marido foi atingido na região da cabeça. Não consigo precisar se foi na parte frontal ou traseira, porque estava tudo escuro.
Quando os marginais se retiraram, socorremos a vítima até a uma unidade hospitalar, mas, infelizmente, acabou por sucumbir pelo caminho”, informou.
A esposa desconfia de que tenha havido uma pista, alegando que, no período da tarde, o malogrado encontrou-se com um dos meliantes, identificado por Wassalala, tido como altamente perigoso, sendo este que, supostamente, aponta as casas a serem assaltadas no bairro. A mãe, Marcela Padre Miguel, de 50 anos de idade, visivelmente abalada, frisou que eram três marginais, dois encapuzados.
Um deles efectuou um disparo que entrou pela nuca de António, tendo o projéctil ficado alojado na região craniana. Marcela frisou que é a terceira vez que é assaltada.
No primeiro assalto, os marginais levaram mais de um milhão de kwanzas, quatro telemóveis digitais, fios, brincos e anéis de ouro.
No segundo assalto, os meliantes levaram fios, anéis, brincos de ouro e um valor acima de de setecentos mil kz, sendo que este último resultou na morte de um dos seus filho.
A família clama por justiça e que os autores do crime sejam capturados e responsabilizados criminalmente pelo acto cometido.










