Sofria de perturbações mentais: Jovem de 22 anos morre nas celas do DIIP-Menongue após ser brutalmente espancado: Família clama por justiça
Um jovem de 22 anos de idade, que em vida respondia pelo nome Adelino Manuel Luvanzi, morreu na passada quinta-feira (9), nas celas do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), em Menongue, província do Cubango, após ser alegadamente espancado.
Por: Laurentino Tchatuvela
De acordo com um familiar da vítima que não quis se identificar, o jovem sofria de perturbações mentais, e encontrava-se na cidade para receber tratamento médico numa das unidades hospitalares.
"O Adelino Manuel Luvanzi chegou em Menongue no dia 7 do corrente mês, tendo sido hospedado na residência da sua tia, no bairro Hoji-ya-Henda, onde horas depois, foi em direcção ao portão e, posteriormente, deslocou-se à zona da Shoprite, no bairro Futungo", revelou um familiar.
Explicou que, algum tempo depois, receberam a informação de que o jovem se encontrava detido na esquadra 4 de Abril, no bairro Primeiro de Maio, a alegação apresentada pelas autoridades, segundo os familiares, é de que Adelino Manuel Luvanzi teria saltado o muro e entrado no quintal do Gabinete Provincial da Educação do Cubango, sem que lhe fosse imputado qualquer furto.
"Após sermos informados da detenção, deslocámo-nos à esquadra, onde nos foi comunicado que o jovem seria transferido para o DIIP-Menongue, nessa ocasião, alertámos os agentes e demais responsáveis de que Adelino Manuel Luvanzi padecia de perturbações mentais, essa informação também foi transmitida durante a audição realizada na presença do guarda do Gabinete Provincial da Educação", sublinhou o familiar.
Entretanto, no dia 9, a família recebeu a notícia da morte do jovem nas celas da DIIP. Fez saber que, conforme o certificado de óbito, elaborado com base em exames efectuados por um médico legista, a causa da morte aponta para lesões traumáticas crânio-encefálicas e torácico-abdominais, politraumatismo e agressão física provocada pela acção de um objecto contundente.
"Queremos saber o que aconteceu desde a detenção até ao momento da morte de Adelino Manuel Luvanzi, exigimos que sejam esclarecidas as circunstâncias deste caso e apuradas as eventuais responsabilidades", exigiu o familiar.
O SIC na província do Cubango confirmou ao Na Mira do Crime a morte do jovem e diz que estão a ser realizadas diligências para apurar as reais causas deste triste acontecimento.







