Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Cuito: Detido cidadão que matou adolescente e deitou corpo na fossa Gangues tiram o sono aos moradores do Zango III Marginal “abatido” por supostos agentes do SIC na Estalagem Treze pessoas devoradas por Jacarés no Cuando Cubango
×

Pelo menos 1,2 milhões de crianças desaparecem todos os anos no mundo

Pelo menos 1,2 milhões de crianças desaparecem todos os anos no mundo


Mais de 1,2 milhões de crianças são anualmente vítimas de tráfico humano, muitas delas vendidas como escravas, revela um documento da UNICEF.
 Quando uma criança - dos 2,2 mil milhões que existem no mundo - desaparece, as possibilidades são inúmeras: fuga, rapto, crime, pedofilia, prostituição. 
Dúvidas que preocupam milhares de famílias em todo o mundo. 

Em Angola, o número de pessoas desaparecidas ainda é incerto. Nem mesmo as autoridades conseguem avançar estatísticas. Há relatos de que os números são altos, maioritariamente crianças e adolescentes.

Ao longo de 2020 desapareceram 332 crianças em Luanda, indicam as autoridades. Dos 332 casos de desaparecimento de crianças, 174 foram "esclarecidos" pelas autoridades. 
Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em janeiro de 2019, mostrou que, em 2016, 25 mil pessoas foram traficadas em todo o planeta – sendo 30 por cento crianças. 

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), houve um aumento considerado no número de pessoas traficadas desde 2010 – a América está, ao lado da Ásia, como o continente onde são registados a maioria desses casos. 

O Dia da Criança é uma data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às crianças, cujo dia efetivo varia de acordo com o país. Países como Angola, Portugal e Moçambique adoptaram o dia 1 de junho. No Brasil é celebrado a 12 de outubro.

Em 1925, foi proclamado em Genebra o Dia Internacional da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então a 1 de junho em vários países.

A ONU reconhece o dia 20 de Novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados