Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Polícia começou hoje a "desarmar" as empresas de segurança Cuito: Detido cidadão que matou adolescente e deitou corpo na fossa Gangues tiram o sono aos moradores do Zango III Marginal “abatido” por supostos agentes do SIC na Estalagem
×

Estados Unidos estão preparados para ação militar contra Turquia, diz Pompeo

Estados Unidos estão preparados para ação militar contra Turquia, diz Pompeo


O presidente americano Donald Trump está "totalmente preparado" para tomar medidas militares contra a Turquia "se necessário", disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

"Preferimos a paz à guerra […] Mas, no caso de ser necessária uma ação cinética ou uma ação militar, vocês devem saber que o presidente Trump está totalmente preparado para empreender essa ação", disse Pompeo à CNBC na segunda-feira (21).

Ele acrescentou que Washington "certamente" usaria poderes econômicos e "diplomáticos" antes de recorrer a medidas militares.
O secretário de Estado também se recusou a revelar a linha vermelha que levaria à ação militar contra a Turquia (um país membro da OTAN), dizendo que não quer "sair na frente da decisão do presidente sobre se deve ou não tomar a incrível iniciativa de usar o poderio militar americano".

Washington condenou a incursão turca e impôs sanções a vários ministros da Defesa, Energia e Interior turcos, bem como aos departamentos de Defesa e Energia de Ancara.

Operação militar

Os Estados Unidos e a Turquia acordaram um cessar-fogo de cinco dias em 17 de outubro para permitir a retirada das forças curdas do nordeste da Síria. Tanto Ancara como os curdos se acusaram mutuamente de violar a trégua.

O presidente turco anunciou no dia 9 de outubro o início da Operação Fonte de Paz no norte da Síria prometendo limpar a região dos combatentes curdos e de militantes do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em vários outros países).

Damasco qualificou a operação como agressão, e a comunidade internacional condenou as ações de Ancara.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados