Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Participação do PR na 76ª sessão das Nações Unidas custa 2 biliões e 500 milhões de kwanza aos cofres do Estado Detidos marginais que simulavam serviço de táxi e roubavam telemóveis aos passageiros Assaltos à mão armada: Motoqueiros armados com AKM tiram o sono as Forças de Defesa Segurança Huíla: Detidos cidadãos com mais de 2 milhões de dólares falsos
×

Coreia do Norte celebra 73.º aniversário da sua fundação de madrugada com fogo de artifício e desfile militar

Coreia do Norte celebra 73.º aniversário da sua fundação de madrugada com fogo de artifício e desfile militar


A Coreia do Norte celebrou o 73.º aniversário da sua fundação com um desfile militar durante a madrugada na capital Pyongyang.

O líder supremo Kim Jong-un esteve presente no evento quando os militares começaram a marchar, à meia noite, avançou a agência de notícias nacional KCNA. No entanto, não discursou, ao contrário do ano passado, que falou das capacidades nucleares da Coreia do Norte e mostrou mísseis balísticos.

Como de costume, Kim presidiu ao evento a partir de uma varanda no extremo ocidental da praça Kim Il-sung, ladeado pelos outros quatro membros da presidência do politburo do partido único, incluindo o militar Pak Jong-chon, que foi recentemente nomeado para o poderoso órgão.

Há imagens de pessoas com fatos de materiais perigosos e máscaras de gás e de tropas a segurarem espingardas. A celebração da fundação da Coreia do Norte contou ainda com fogo de artifício.

Alguns analistas tinham considerado improvável que o regime apresentasse armamento pesado nesta ocasião, dada a curta duração do desfile, de apenas uma hora. Mais tarde, imagens de satélite não mostraram a presença de grandes veículos militares nos ensaios da celebração.

As máscaras no desfile representarão os esforços de combate à pandemia, segundo agências internacionais. A Coreia do Norte não confirmou casos de covid-19, mas fechou fronteiras e impôs restrições rígidas.

O desfile realizou-se quando Pyongyang parece ter reativado as instalações que utiliza para produzir combustível nuclear, enquanto as conversações de desnuclearização com os Estados Unidos, que recentemente propuseram um regresso incondicional à mesa de negociações, estão suspensas desde 2019.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados