O que parecia ser uma simples discussão entre um jovem, supostamente marginal, e um guarda do colégio Arena do Saber terminou em tragédia, quando o segurança disparou mortalmente contra um terceiro jovem, estudante, de nome Guilherme Kandimba Mateus Polo.
Por: Lito Dias
Tudo aconteceu na tarde desta segunda-feira, 16, no colégio Arena do Saber, sito no bairro Jacinto Chipa, no município de Viana, quando apareceu um grupo de jovens que, geralmente, frequentam as imediações do local do infortúnio, e cujas acções são próprias de marginais.
Porém, por volta das 17 horas, por alguma razão, os jovens envolveram-se em briga com o guarda do colégio.
Já de saída para casa, o jovem Guilherme Kandimba Mateus Polo, de 21 anos de idade, decidiu procurar saber o que se passava e, se possível, ajudar a acalmar os ânimos.
No entanto, a reacção do guarda foi bruta e confusa porque, mesmo conhecendo Guilherme, disparou mortalmente contra o jovem, com o tiro a rebentar a cabeça.
Os jovens puseram-se em fuga e o guarda foi conduzido ao Comando Municipal da Polícia de Viana.
Segundo familiares, a direcção do colégio contou à imprensa outra versão, segundo a qual o guarda disparou para o ar, tendo um dos tiros atingido o telhado, donde terá saído um pedaço de telha que atingiu o jovem na cabeça.
Mas os colegas do malogrado desmentem, afirmando que o tiro entrou pela nuca e saiu pela testa, arrancando uma vista.
"Ele só queria proteger o guarda porque estava rodeado por jovens bandidos que resistiam aos apelos de se retirarem do recinto escolar”. O NA MIRA DO CRIME promete trazer outros elementos deste caso