Dois grupos de marginais que actuam no município de Luanda, bairro Margoso, assassinaram de forma fria e bárbara dois cidadãos nacionais de 18 e 67 anos de idade.
Por: Solange Figueira
No primeiro caso, o jovem Francisco Luís Orlando, de 18 anos de idade, técnico de frio, regressava para sua residência por volta das 23 horas do dia 5 de Dezembro, quando foi interpelado no bairro Margoso, rua do Chabá, POR integrantes da Associação Criminosa denominada "Os Segredos", numa composição de 20 marginais.
Ao ser assaltado, a vítima reagiu e foi ferido com gravidade com cacos de garrafa na região do pescoço, tendo perecido no local.
Uma acção aturada dos operativos do SIC-Luanda, colocados no Distrito Urbano da Maianga, localizaram e procederam a detenção no passado dia 6 de Janeiro de 5 marginais pertencentes Ao grupo, que estão relacionados directamente com a morte do jovem. Estes bandidos estão ainda implicados em crimes de assaltos a mão armada em residências e na via pública.
Segundo o Porta-voz do SIC-Luanda, Superintendente-chefe, Fernando de Carvalho, o segundo crime ocorreu no passado dia 1 Janeiro, no Distrito Urbano da Maianga, bairro Catinton e foi vítima o cidadão que em vida atendia pelo nome Luís Tinha Pascoal, de 67 anos de idade, desmobilizado das FAA.
De acordo com o oficial, tudo aconteceu quando o grupo de bandidos de nome "Os Fortaleza do Catinton", numa composição de 27 elementos, cobravam de forma agressiva valores monetários a moto-taxistas, para realização do óbito de um dos membros da referida associação.
Um dos filhos do malogrado interveio em defesa de um moto-taxista e acabou por ser agredido com facas e outros objectos.
Refugiando-se para o interior da sua residência, os marginais seguiram o jovem, onde surgiu o pai a pedir satisfação aos bandidos. Por sua vez, os marginais não pouparam o idoso e agrediram-no de forma brutal com facas de cozinha e catana na região craniana e pescoço, morrendo no local.
O NA MIRA DO CRIME sabe que os integrantes desta associação são useiros na prática de rixas, assaltos na via pública e em residências, e têm várias passagens pela Polícia. O SIC-Luanda deteve 7 integrantes do grupo