SIC-Luanda detém indivíduos por burla e falsificação de documentos bancários e do MIREX
O Serviço de Investigação Criminal no município do Talatona, província de Luanda, deteve três indivíduos com idades compreendidas entre 28 e 69 anos, implicados nos crimes de falsificação de documentos e de burla, naquela urbe.
Por: Lito Dias
Trata-se dos cidadãos David Mutange Cansoca, de 52 anos de idade, Nguimba Macomba, de 28 anos e Dizanzide Domingos solteiro de 69 anos de idade, detidos desde o dia 15 do mês corrente, cujos alvos eram mais extractos bancários para emissão de vistos de viagem e carimbos secos referentes aos bancos Millenium, BFA e BIC.
"Apurou-se que os implicados, a troco de valores monetários, emitiam extractos bancários falsos para emissão de vistos também falsos de cidadãos que precisavam desses serviços, fazendo pensar que se tratava de uma acção lícita", explicou o Porta-voz do SIC, Superintendente-chefe Fernando Carvalho.
Nalguns casos, disse o oficial, os acusados burlavam o pacato cidadão com vistos falsos para países como Brasil, Portugal e alguns Africanos, como a Gâmbia e Mali.
Para a efectivação das suas acções, os cidadãos detidos contavam com o suporte de 02 computadores, sendo 01 portátil e outro de mesa, os já frisados carimbos secos, diversos formulários do Ministério das Relações Exteriores e vários comprovativos de depósitos, meios já apreendidos, e foram ainda encontrados em 42 passaportes, dos quais 38 nacionais.
De acordo com o SIC, até ao momento foram lesados 06 cidadãos, cujas participações ajudaram compreender os contornos do caso.