Cobravam 300 mil: Capturados burladores que prometiam ‘emprego’ nas Forças Armadas e na Polícia
Efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), colocados no Departamento Municipal do Tômbwa, província do Namibe, detiveram, na tarde desta sexta-feira, 03, dois cidadãos nacionais de 29 e 38 anos de idade, pela prática do crime de burla.
Por: Belchior Resende
De acordo com dados em posse do Na Mira do Crime, até ao momento foram lesados 235 cidadãos nacionais, que almejavam estar inseridos nas fileiras do Ministério do Interior e das Forças Armadas Angolanas.
Detidos em flagrante delito, mediante mandado de busca, revista e apreensão, numa das residências, os acusados procediam a recepção de documentos e valores monetários de 200 mil Kwanzas, nas mãos de três cidadãos.
De acordo com a investigação, para burlar às vítimas, os acusados recebiam processos individuais de cidadãos provenientes de Luanda, Benguela e Namibe nos municípios do Tômbwa e Moçâmedes, e cobravam até 300 mil kwanzas por cada processo, tendo alcançado já uma margem de mais de 4 milhões de Kwanzas.
O SIC no Tômbwa, durante a detenção, procedeu a apreensão de 235 processos individuais, contendo capa mica, fotografias tipo passe, curriculum vitae, registo criminal, talão de recenseamento militar, certificado de habilitações literárias e extracto de conta bancária das vítimas.