Cortou o pescoço do primo para roubar a motorizada
Efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), destacados no Comando Municipal de Viana, detiveram, no dia 10 de Novembro, por volta das 12 horas, no Distrito Urbano da Estalagem, o cidadão Salomão Canjongo, de 23 anos de idade, pela prática do crime de homicídio qualificado, em que foi vítima o cidadão Abel Gabriel, de 20 anos de idade, primo do acusado.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
De acordo com o SIC, o crime ocorreu no Distrito Urbano da Estalagem, bairro Baixa de Cassange, junto ao Aterro Sanitário.
Falando a imprensa, o Porta-voz do SIC-Luanda, Superintende-chefe Fernando de Carvalho, informou que os operacionais do SIC, tomaram conhecimento do caso mediante uma denúncia, isto no passado dia 06 de Novembro do ano em curso.
“Fomos informados da existência de um cadáver no Aterro Sanitário. Após diligências investigativas, foi possível deter um dos implicados, que é confesso de ter praticado a acção, com ajuda de Fernando Kangombe Gaspar, de 23 anos de idade, primo da vítima, que estava refugiado na província do Uíge", disse.
“O primo é o principal mentor da bárbara acção, uma vez que atraiu a vítima para o local do crime, onde, com ajuda do seu comparsa, fazendo uso de uma faca, desferiram vários golpes contra vítima, aponto de os órgãos internos ficarem expostos, e a cabeça separada do corpo", disse.
Segundo o oficial de Investigação Criminal, a vítima chegou a oferecer resistência durante o roubo, e conseguiu ferir o um dos agressores na perna direita.
“Encontramos a motorizada no local do crime, e estava escondida em arbustos, eles tinham a intenção de regressar e levar o meio”, explicou.
De acordo com Fernando Carvalho, a motorizada, dias depois de ser levada pelos bandidos, foi comercializada no mercado do 30, ao preço de 200 mil Kwanzas.