Ex-coordenador do bairro Baixa-vidrul amarra e queima o corpo do sobrinho por alegadamente furtar peças de moto
Um cidadão de 17 anos de idade, identificado apenas por João, residente na zona do bairro Baixa-Vidrul, município de Cacuaco, encontra-se em estado grave de saúde, após ter sido queimado parte do corpo pelo seu tio, identificado por Laurindo António Xavier 'Zacai', mecânico de profissão.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
Os factos narram que a vítima trabalhava como ajudante de mecânica de motorizadas e geradores na oficina do acusado.
A acção ocorreu quando por volta das 04 horas e trinta minutos da passada sexta-feira, 19, o implicado dirigiu-se a casa dos pais do menor, acusando-o de ter furtado peças de motorizadas no interior da oficina, tal como conta uma das vizinhas, que preferiu o anonimato com receio de represálias.
" Começou a espancar o rapaz, conseguíamos ouvir os gritos, e pela voz conseguimos identificar que era o Zacai, ao amanhecer ficamos a saber que ele retirou o sobrinho do quarto em que dormia, levo-o a um local distante onde ordenou-lhe a retirar a roupa, em seguida começou a chicotear com um fio de energia eléctrica, até perder os sentidos", contou.
Em acto continuo, avançou a fonte, o implicado jogou água quente nos braços e costas da vítima, e seguida, quando pensou que o sobrinho morreu, jogou-lhe numa vala.
" O rapaz ainda conseguiu aparecer no bairro, com o corpo queimado, explicou que o tio pensou que ele havia morrido, então levou-lhe até a uma vala onde o abandonou com o corpo ferido, mas a família logo o socorreu para uma unidade hospitalar. Pelo que sabemos, encontra-se em estado grave de saúde", revelou.
Laurindo António Xavier 'Zacai', disseram os vizinhos, não tem sido uma pessoa bem comportada, com várias passagens pela polícia, o então coordenador do referido bairro, chegou a ponto de destruir o quintal da comissão de moradores pelo facto de ter perdido no pleito eleitoral dos presidentes de Comissões do bairro.
"Não foi um excelente coordenador do bairro, metia-se em escândalos que envolviam dinheiro, não aceitou a derrota nas eleições e chegou até a desrespeitar o Senhor 'Adão Pacheco', administrador do distrito, também já esteve detido acusado de ter participado no roubo de botijas de gás de cozinha que se encontrava a ser transportadas para uma agência de gás, agora cometeu este acto condenável, contra o seu próprio sobrinho", lamentaram.
O Na Mira do Crime sabe de fontes da Comissão do bairro Alto-drul que o acusado já se encontra detido pela policia no Comando Municipal de Cacuaco, após estar em fuga.