Em Viana: Marginais tomam de assalto bairro Km-9/A e populares apelidam esquadra local de "Mete e Tira"
A fraca actuação da polícia no bairro Km-9/A, no distrito da Estalagem, município de Viana, está a deixar agastados os moradores daquela zona, uma vez que isto tem influenciado a manobra dos marginais naquela circunscrição, conforme apurou este jornal.
Por: Cambundo Caholua
Tendo em conta as denúncias que chegam diariamente à redacção do Na Mira do Crime, onde os cidadãos clamam por socorro e afirmam que quase não se nota a presença da polícia naquela zona, uma equipa de reportagem deste jornal deslocou-se ao bairro Km-9/A, e ouviu os populares.
No local, constatou-se que os moradores vivem um terror.
"O bairro é muito perigoso, aqui não temos tranquilidade, são assaltos atrás de assaltos, é triste a realidade do nosso bairro", lamentou uma residente.
De acordo com declarações dos munícipes, o Posto Policial do Km-9/A é visto como uma estrutura figurativa, sendo que não 'exerce' o seu real papel, que é de assegurar e manter a tranquilidade dos populares.
O território, segundo os denunciantes, é dominado pelo grupo de bandidos "Os Barcelonas", vistos como altamente perigosos.
Esta gangue de meliantes, realiza assaltos à mão armada em residências e na via pública, bem como abusos sexuais durante à luz do dia.
"A onda de criminalidade cresceu, os roubos, abusos sexuais em plena luz do dia somam e seguem, não há policiamento a altura nem estratégia para contrapor os marginais e devolver a segurança pública, Km-9/A está mal", frisou uma moradora da rua do comércio.
Dentro do mesmo território, para além da gangue já citada, existe três delinquentes temíveis até pela própria polícia, que a população os apelidou de "terríveis", são conhecidos no mundo do crime como: "Paquite", "Bad Duma" e o "Quima".
"Esses são bandidos perigosos, realizam assaltos, matam e também violam as mulheres, muitos deles já estiveram na comarca de Viana e, assim que saíram, voltaram outra vez para nos tirarem o sossego", revelaram.
Um dado curioso dos moradores, é que os mesmos alegam que já não depositam confiança na esquadra, porque aquela instituição policial é como se fosse a brincadeira "mete e tira", devido as solturas dos bandidos.
"Essa esquadra do km-9/A é uma lástima, aqui os bandidos entram de manhã e à tarde são posto em liberdade ou, então, passa à noite e no dia seguinte é solto, isto é como aquela nossa brincadeira da infância, mete e tira", disse dona Soraia.
"Eu sou segurança, aqui nós sofremos, os bandidos se estiverem a assaltar uma residência, primeiro metem consciente o operativo que está no posto a trabalhar, caso resistires, matam-te logo", observou um operativo.
O Na Mira do Crime soube que na mesma zona, há duas semanas, ocorreu um assalto numa residência, onde sete marginais munidos com sete armas de fogo, do tipo pistola e AKM, surpreenderam uma família e levaram todos os meios de valores.
Por outro lado, há três dias, meliantes armados voltaram a fazer uma razia em algumas cantinas, onde arrombaram as portas e também levaram alguns haveres.
O Na Mira do Crime contactou o comandante do Posto Policial do Km-9/A, Intendente Adulcino da Silva, a fim de prestar declarações sobre as referidas denúncias.
Segundo o oficial, está no território há cerca de três semanas, e neste pouco tempo, tem auscultado a comunidade, no sentido destes ajudarem a polícia no quesito denúncia.