Lunda Norte - Sector da saúde no município de Cambulo queixa-se de descontos salariais anárquicos
Os funcionários dos hospitais do município do Cambulo, província da Lunda Norte, estão agastados com descontos anárquicos que são feitos aos seus ordenados, sem explicação plausível. Pior de tudo é que, apesar de serem descontos avultados que têm sofrido, ninguém justifica nem se pronuncia sobre o assunto.
Por: Lito Dias
Falando sob anonimato ao Na Mira do Crime por temerem represálias, dizem que a única desculpa que se dá é de que o relatório sobre as horas extras não foi enviado a tempo ou o dinheiro não foi processado por algum erro, o que faz com que o funcionário fique sem o dinheiro daquele mês.
Vários funcionários encontram-se nesta situação há muito tempo. Todos queixam-se de alguma forma, mas as autoridades administrativas beneficiam-se do silêncio.
Outro problema é o subsídio de isolamento que é dado a alguns, mas aos outros não, mesmo trabalhando no mesmo local; lá onde não há fornecimento de luz eléctrica, água potável e saneamento básico.
Quem não escapou aos descontos são os médicos que ganhariam 1.200.000 Kwanzas, mas que baixaram para 450 mil ou 480 mil Kwanzas.