Quem deixou fugir o Inspector da Polícia da Comarca de Viana? Capturado três dias depois, culpa pode morrer solteira…
O Inspector-chefe da Polícia Nacional, identificado como Pedro Faustino, de 54 anos de idade, fugiu da Comarca de Viana no passado dia 05 de Dezembro do ano em curso, numa fuga não clarificada pelos responsáveis da Cadeia de Viana, que tentavam encobertar o caso, denunciado horas depois pelo Na Mira do Crime.
Por: Ngunza Chipenda
Três dias depois da fuga, o recluso número LD- 101809, que estava em prisão preventiva, pela prática do crime de abuso sexual com penetração, sob processo nº 10628/24, internado no Estabelecimento Prisional de Viana (EPV), aos 13 de Novembro de 2024, foragido no pretérito dia 5 do corrente mês e ano, foi capturado no município de Viana, bairro Mirú.
A detenção do visado foi graças o sentido de oportunidade de uma Subinspector Prisional, cujo nome vamos omitir, pertencente a Secção de Saúde do EPV.
A operativa, avistou o prófugo e, pelo sentido de oportunidade e desvantagem defensiva, chamou um agente de 1ª classe, efectivo da PIR e vizinho da mesma, e, posteriormente um outro Inspector, pertencente ao Comando da UESI que, em acção combinada, consumaram a captura do mesmo.
Conduzido a esquadra mais próxima, isto no bairro Mirú, com apoio da viatura escoltas da UESI e área Operativa do EPV, retornaram o recluso a procedência.
No entanto, não se diz nada em responsabilização dos efectivos, tão pouco se sabe de alguma ordem disciplinar aplicada a quem esteve de piquete naquele dia, o que remete a fragilidade a segurança da Cadeia de Viana.
Recorde-se que o Estabelecimento Penitenciário Masculino de Viana, é dirigido pelo Superintendente Prisional, Manuel Cavanda da Conceição Chandala.