Dono da cocaína é nigeriano: Sul-africana vai ficar na Comarca por longos anos por tráfico internacional de droga
Uma cidadã de nacionalidade sul-africana, que atende pelo nome Elisabeth Audrey Helberg, de 41 anos de idade, foi detida na passada terça-feira, 03, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da sua Direcção colocada no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em coordenação operativa com outras forças, por crimes de tráfico de droga, do tipo cocaína.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
A acusada, por sinal gestora de venda de produtos diversos, foi flagrada em condição de mula, em posse de duas malas de viagem, onde estavam dissimuladas em 13 casacos de chuva, que no interior dos mesmos continham 26 pacotes de droga em pó, do tipo cocaína, que totalizam 20 quilos, com a proveniência da cidade de Guarulhos, República Federativa do Brasil.
Segundo o Superintendente-chefe, Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC - Geral, a cidadã já estava a ser acompanhada pelas forças, uma vez que a cidadão em causa é reincidente neste tipo de práticas.
"Já tem um histórico de passagem no país pelas mesmas práticas, usando as rotas África Sul - Luanda, Luanda - Brasil e, por sua vez Brasil - África do Sul", informou.
"A implicada realizou a primeira acção no mês de Junho, ao passo que em Novembro realizou a sua segunda viagem, já a terceira tentativa não obteve sucesso, tendo culminado com a sua detenção na última sexta-feira", explicou.
O Oficial infirmou que o mandante da droga é um cidadão de nacionalidade nigeriana, porém as investigações continuam para se localizar outros envolvidos.