Efectivos do SIC no Porto de Luanda rejeitam 10 milhões de Kwanzas de suborno para liberar 7 camiões apreendidos pela AGT
Dois cidadãos angolanos, identificados por Sérgio Paulo, de 50 anos de idade, e Manuel Romão, de 48 anos de idade, transitórios, foram detidos por efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) pelo facto de tentarem subornar com 10 milhões de Kwanzas, agentes afectos ao SIC-PORTO, com o objectivo de retirarem de forma fraudulenta 7 camiões que haviam sido apreendidos pela AGT, no terminal da DP WORLD, no Porto de Luanda.
Por: Cambundo Caholua
A detenção ocorreu no dia 11 do mês em curso, nas instalações do Porto de Luanda, e a operação foi realizada através do Departamento Nacional de Investigação Criminal do Porto de Luanda, em coordenação operativa com outras forças do sistema de segurança Portuário.
"Em favor de um trabalho de enfrentamento que tem estado a realizar o SIC, procedeu a detenção em flagrante delito de dois cidadãos nacionais de 51 e 48 anos de idade, quando estes pretendiam subornar com a quantia de 10 milhões de Kwanzas um agente do SIC-Porto para, portanto, por está via retirar de forma fraudulenta sete camiões da marca MAN, do terminal da DP WORLD", esclareceu o porta-voz do SIC-Geral, Superintendente-Chefe, Manuel Halaiwa.
Halaiwa explicou que os referidos cidadãos foram mandatados por um outro cidadão de nacionalidade chinesa, que orientou que fossem ter com um agente do SIC, a fim deste aceitar o suborno.
O porta-voz informou que a mercadoria estava em regime de trânsito, cujo o destino final seria a República Democrática do Congo.
"Este indivíduo de nacionalidade chinesa pretendia tirar essas viaturas ou esses camiões sem o consentimento das autoridades, e sem observar aquilo que são os procedimentos legais, e fez deslocar esses dois cidadãos angolanos, sendo seus funcionários para este terminal, no sentido de conseguir retirar esta mercadoria que estava em regime transitório", sublinhou.
Halaiwa ressaltou que num acto de suborno, os mesmos apresentaram inicialmente um montante de 2 milhões de Kwanzas, cujo o resto dos valores seriam entregues por uma outra via, mas fruto de um trabalho e rigor dos efectivos do SIC, colocados no Porto de Luanda, não cederam a esta acção de corrupção, e, de imediato, detiveram os dois elementos e apreenderam a referida quantia.
Quanto as viaturas estão todas sob custódia da Administração Geral do Trabalho (AGT).
Na sequência, aquele oficial fez saber que durante o mesmo período, Também foram realizadas duas micro-operaçoes que resultaram na detenção de mais três elementos, dois dos quais são cidadãos angolanos, que pretendiam retirar do terminal da DP WORLD algum material ferroso numa carrinha.
Entretanto, salientou Halaiwa, "foi detido inicialmente o condutor e um outro elemento e, na sequência, também um cidadão de nacionalidade chinesa que tentou corromper uma vez mais os nossos efectivos, com o valor de 50 mil kwanzas".
Por outro lado, no mesmo período, foram também detidos outros dois elementos envolvidos no caso em que tentaram subtrair de forma fraudulenta, no terminal de Carga da Unicarga, uma mercadoria composta por alumínio laminado,
"Estamos a falar de duas mil e 480 toneladas deste material. Mediante queixa dos responsáveis do terminal da Unicarga, foi possível as suas detenções e também a consequente apreensão desta mercadoria", frisou.
O oficial de comunicação do SIC fez saber que os outros elementos não foram apresentados devido ao procedimento legal, ou seja, foram presentes ao Ministério Público. Quanto ao cidadão chinês que mandou os seus funcionários subornar efectivos do SIC, este está em parte incerta, mas diligências estão a ser feitas para a sua detenção.








