Procura-se PGR, SINSE, SIC E IGAE: Biliões de kwanzas do PIIM atirados em obras abandonadas em Cacuaco pela gestão de Auzílio Jacob
Várias obras sociais do âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos municípios (PIIM), que seriam mais-valias para as comunidades, encontram- se abandonadas há mais de dois anos no município de Cacuaco, sem qualquer justificação por parte do antigo gestor público daquela circunscrição que é acusado de "engolir" biliões de Kwanzas.
Por Kihunga Bessa
Depois de várias denúncias de cidadãos singulares, uma equipa de reportagem do jornal Na Mira do Crime realizou uma ronda em algumas zonas daquele município, onde constatou “in loco” várias obras em estado de abandono.
No bairro da Polícia, por exemplo, no Interior de Cacuaco sede, em Junho de 2022, terá se dado início à reabilitação de uma determinada via cujo dono da obra era a administração local, onde o empreiteiro é a empresa ANLINGOLA INTERNACIONAL, LDA, com um prazo de execução de seis meses, orçado no valor de Akz 753.341.707,76 com o valor da fiscalização a ronda os Akz 52.733.919,54.
Ouvidos alguns moradores, estes lamentam a situação e dizem que a obra está abandonada desde dia 15 de Dezembro de 2023, e o empreiteiro terá supostamente ‘fugido’ com todo o dinheiro, deixando os órgãos do Estado que tratam do caso de mãos atadas, e sem que alguém seja responsabilizado.
Já no bairro da Eco-Campo, por detrás do hospital municipal de Cacuaco, constatou-se a obra da construção de uma escola com 24 salas de aulas a cargo da empreiteira ALC Construções civil, orçada em Akz 583.440.967.51, fiscalizada pelo grupo BENILSO EMPREENDIMENTO, com um prazo de execução de apenas 220 dias.
Uma obra com uma execução física na ordem dos 70 por cento, segundo os moradores, teve início em 2022 e encontra- se abandonada há dois anos.
Mariana Firmino, fala da falta que a escola faz naquele zona, uma vez que o sistema de ensino e aprendizagem no país ainda é deficiente.
Por outra, os moradores lamentam que milhões de kwanzas que seriam usados para resolver vários problemas do povo, sejam jogados ao lixo desta forma, e ninguém é responsabilizado.
No Belo Monte, também foi abandonada, há mais de um ano e meio, uma obra do PIIM, que seria a reabilitação da estrada que deverá ligar o mercado da Retranca à Sonangol.
A obra foi orçada em Akz 1.635.672.818.14 e está a cargo da empreiteira LINTEL ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A, e fiscalizada por GAPROFIS, LDA, com um prazo de execução de 6 meses.
Equipa de reportagem deste jornal, contactou várias vezes por via telefónica e mensagem o Ex- Administrador de Cacuaco, Auzílio Jacob para reagir às acusações que pesam sobre si, mas sem sucesso.
Este jornal, sabe que no dia 22 de Janeiro o governador provincial de Luanda Luís Nunes, junto do actual Administrador de Cacuaco fizeram uma visita de campo para constatar as referidas obras, e que no dia 29, voltaram a fazê-lo na zona dos Mulenvos, e prometeu arrancar com as obras dentro de poucos dias, com que dinheiro, não se sabe.











