Já são 32: Detidos efectivos do SIC afecto ao combate ao narcotráfico e director municipal do Massango
O Serviço de Investigação Criminal, em nota enviada ao Na Mira do Crime informa que, no âmbito do trabalho que tem vindo a realizar no quadro da estratégia de pureza interna do órgão, mediante denúncia, procedeu a detenção de dois efectivos do SIC, afectos a Direcção de Combate ao Narcotráfico e Direcção Provincial do SIC Malanje, respectivamente, por violação grave das normas de conduta e por factos que se configuram como crimes, pois são lesivos ao bom nome e valores que a Instituição preserva.
Por: Belchior Resende
A detenção do primeiro, segundo o SIC, ocorreu no dia 2 de Fevereiro, no município da Samba, por ter efectuado sem motivo aparente disparos anárquicos com uma arma de fogo, que atingiu uma cidadã nacional de 38 anos, na região abdominal, tendo sido socorrida e encontra-se estável.
O segundo foi detido, na qualidade de Director Municipal de Investigação Criminal de Massango, por obstrução à Justiça, consubstanciado na sonegação de um processo-crime, em Investigação para acobertar um seu amigo com cargo de responsabilidade naquela localidade.
Feitas diligências necessárias, em torno dos factos, receberam ordem de detenção e serão presentes, respectivamente ao Ministério Público e Polícia Judiciária Militar, para trâmites legais subsequentes.
No mesmo sentido, foram abertos os competentes processos disciplinares para a tomada de medidas que se impõem.
O SIC aproveita reafirmar que a conduta dos seus efectivos deve ser sempre exemplar e actuação profissional, quer estejam em serviço ou na vida particular, respeitando sempre os direitos e liberdades dos cidadãos, garantindo a sua segurança e do seu património.
A violação destas regras, segundo o SIC, é passível de sanções severas, que vão até a expulsão. Contudo, o SIC agradece e estimula a permanente e denúncia dos cidadãos contra todos os actos que alterem a ordem e tranquilidade públicas.
Com estes dois detidos, a Pureza Interna já soma 32 detidos afectos ao SIC.








