Funcionário do Banco BIC detido por falsificação de assinatura e furto de mais de 600 mil kwanzas na conta de um cliente
Efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), destacados na Direcção Nacional de Combate ao Crime Organizado, por meio de investigação, detiveram, no dia 12 do mês em curso, um cidadão nacional, funcionário bancário, de 31 anos de idade, afecto ao Banco BIC, no bairro Kifica, Benfica, pelo facto de falsificar assinatura e, posteriormente, ter subtraído fraudulentamente na conta de um cliente cerca de 700 mil kwanzas.
Por: Cambundo Caholua
Segundo o Director do Gabinete De Comunicação Institucional e Imprensa do SIC-GERAL, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, a detenção foi realizada através de uma denúncia apresentada por um cidadão nacional, por sinal titular da conta, onde foi retirado os valores.
Explicou que o acusado aproveitou-se da sua função “bancário de caixa”, e assim consolidou a sua acção criminosa, pelo facto do cliente ser frequente naquela agência e usar sempre a mesma forma de levantar dinheiro.
"O funcionário bancário aproveitou-se dessa fragilidade e no mesmo procedimento, usando da fraude, através da falsificação da assinatura do cliente, foi fazendo levantamento faseadamente, de 4 mil, 5 mil, no máximo até 95 mil kwanzas", esclareceu.
Acrescentou que o infractor não levantava valores igual ou acima de 100 mil kwanzas, porque teria que apresentar uma cópia do bilhete de identidade em nome do titular da conta, sendo assim, preferia apenas subtrair os valores já referenciados com uso da assinatura falsa em nome do cliente.
Halaiwa revelou que a mesma agência bancária já tem recebido reclamações das mesmas práticas, mas o gerente sempre fez "vistas grossas".
Disse também que dentro daquilo que foi apurado, ainda há um trabalho a ser feito, naquilo que são as Investigações.
“Há indícios de que o mesmo não tenha agido sozinho e não ser a primeira vez que comete tal acto”, concluiu.








