Diz que entregou o dinheiro a um General: Suposto oficial da PNA acusado de burlar mais de 50 milhões de kwanzas para facilitar transição das FAA para a Polícia
Um cidadão de nome António José Cambinda, suposto oficial superior da Polícia Nacional, recentemente reformado, morador do bairro Nguanhá, município do Hoji-ya-Henda, está a ser acusado de ter burlado 57 milhões de kwanzas a mais de 200 pessoas, com promessas de ajudar no processo de transição das FAA para a Polícia Nacional, a partir da Dome.
Por: Kihunga Bessa
Diante dos microfones do Na Mira do Crime, às vítimas que falaram sob anonimato, explicaram que o processo teve início no ano de 2022, onde o acusado, em conluio com um dos seus filhos, de nome Francisco Muhonga, morador do bairro Paraíso, começaram a recrutar várias pessoas alegando haver uma forma de ajudar no processo em referência.
"Ele nos dizia que é oficial superior da Polícia Nacional, e que tinha facilidades de ajudar no processo de transição dos ex-militares para Polícia, através de um General da Dome", contaram.
Alberto David, Mariano Ferreira, e Sebastião Gonçalves (nomes fictícios), afirmam que para o efeito eram cobrados cada um a quantia que variam entre 200 a 300 mil kwanzas.
“Assim que entregávamos o dinheiro davam-nos um documento com o número de ordem. Desde que demos os valores, de lá para cá já passam três anos e nunca tivemos resposta positiva, então nos apercebemos que estamos diante de uma burla ", descobriram.
Os lesados clamam por ajuda dos órgãos competentes, para que o suposto oficial da polícia não saía ileso, e faça a devolução dos valores, visto que muitos deles obtiveram o dinheiro em detrimento de dívidas, que até agora não conseguem pagar.
Acusado diz que dinheiro foi dado a um general
Na manhã de domingo, 04, o Na Mira do Crime em companhia de alguns lesados deslocou-se até a residência do acusado, onde mantivemos uma conversa descontraída.
O acusado confirmou ter recebido uma quantia de 57 milhões de kwanzas a 285 pessoas.
"Não me esqueci, todo dinheiro havia entregue num General lá na Dome, inclusive outros 600 mil kwanzas para os processos dos meus filhos, mas devido a demora muita gente está a me chatear, tive que abrir uma participação no piquete do SIC da décima esquadra do Cazenga", disse o cidadão, sem no entanto mostrar qualquer número de processo aberto no SIC, ou sequer referenciar o nome do General da Dome.
Segundo o acusado, uma vez que o caso está envolvido um General, envolveu a Procuradoria Judicial Militar( PJM), e todos candidatos serão chamados pelo Governo, para devolver os valores de cada um, “podem ficar descansado", acalmou-as.
Este jornal sabe, que o acusado tem duas esposas, e fruto do dinheiro burlado construiu uma mansão da segunda.
Nesta ordem de ideia, e porque não há ainda um processo-crime aberto contra o acusado, o Na Mira orientou às vítimas para rapidamente intentarem uma acção judicial contra o suposto burlador.








