Detidos agentes da Polícia que mataram a tiro dois jovens na Camuxiba: Esquadra e monoblocos foram vandalizados, há registo de polícia ferido com gravidade
Dois efectivos da Polícia Nacional, foram detidos na noite desta sexta-feira, 09, no município da Samba, bairro da Camuxiba, acusados do crime de homicídio qualificado, onde foram vítimas dois jovens de 20 e 25 anos de idade.
Por: Ngunza Chipenda
Tudo aconteceu por volta das 19 horas, quando os efectivos da Polícia identificados pelo Na Mira do Crime como sendo Domingos Santo, de 35 anos de idade, agente de segunda classe e Aguinaldo Jacinto, agente de terceira, de 34 anos de idade, colocados nas Operações do Comando Geral, terão sido alertados sobre um grupo de jovens que vendiam e consumiam liamba, no bairro da Camuxiba.
O jovem Domingos dos Santos, da Secção Municipal de Investigação e Ilícitos Penais da Samba, no exercício das suas funções, avisou o seu amigo, Aguinaldo e, trajados a civil, foram até ao local do ‘sucesso’, próximo ao mercado da Mabunda, onde supostamente flagraram às vítimas a comercializarem à droga.
Na tentativa da detenção dos mesmos, estes terãose insurgido contra os polícias, e, o efectivo Dos Santos, portava uma arma de fogo do tipo pistola, Gericho, que efectuou dois disparos que atingiu, primeiro, a cabeça do cidadão que em vida atendia pelo nome Estevão Rosário Cazuno, de 20 anos de idade, residente no Município da Samba, na Camuxiba, que conheceu morte imediata, e o segundo atingiu o jovem identificado como Eugénio Zua Magalhães, de 25 anos de idade, que acabou por morrer no hospital do Prenda.
População revoltada
Os agentes, ao verem as duas vítimas estateladas e a população a insurgir-se contra eles, refugiaram-se na esquadra da Camuxiba.
Revoltados, populares começaram a arremessar pedras e outros objectos contundentes contra os agentes da autoridade e a unidade em referência, sendo que três ficaram com ferimentos leve, ao passo que um teve de ser rapidamente socorrido a uma unidade Hospitalar.
Com a revolta da população, os monoblocos da polícia (esquadra móvel) colocados no mercado da Mabunda não foram poupados, obrigando os dois operacionais escalados a abandonaram o local.
O Na Mira sabe que a população arrombou as duas portas dos monoblocos, partiram a cama e levaram o colchão.
Este jornal sabe que os agentes que dispararam contra os dois jovens estão detidos, e serão presentes ao Digno Magistrado do Ministério Público param tratamento subsequente.








