SIC detém nigeriano que adquiriu passaporte angolano de forma fraudulenta e solicitou visto de entrada aos Estados Unidos da América
O Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Nacional de Combate ao Crime Organizado, numa coordenação operativa com a Embaixada dos Estados Unidos da América, mediante denúncia, procederam a detenção, em flagrante delito, de um cidadão estrangeiro, de nacionalidade nigeriana, de 30 anos de idade, vendedor de peças e acessórios de automóveis, no mercado dos correios, por factos que configuram os crimes de assunção ou atribuição de falsa qualidade, falsificação de documentos, imigração ilegal, consubstanciado na aquisição ilícita de documentos angolanos, nomeadamente o Bilhete de Identidade e passaporte, com os quais pretendia solicitar o visto de entrada para os Estados Unidos da América
Por: Kihunga Bessa
Falando à imprensa, o porta voz do SIC-geral, Superintendente-Chefe, Manuel Halaiwa, informou que em sede da sua intenção e mediante todo o rastreio verificado em coordenação com a referida embaixada, detectou-se que o indivíduo é estrangeiro, pois possui um passaporte válido que o identifica como Nigeriano.
"Diante das impressões digitais, foi possível o cruzamento de dados e verificar que se tratava de um cidadão estrangeiro de nacionalidade nigeriana", explicou.
Disse ainda que o cidadão detido já reside no território nacional há mais de sete anos, onde desenvolve às suas actividades económicas.
O responsável avançou, de igual modo, que o SIC conseguiu apurar que a aquisição dos documentos foi feita de forma fraudulenta, com o envolvimento de um cidadão nacional, que cobrou a quantia de 45.000 Kz para obter o Bilhete de Identidade angolano.
Acrescentou que, também, foi verificado que o indivíduo detido, com os documentos que possui, já praticou alguns actos, inclusive realizado uma viagem à República da Namíbia, onde, no âmbito dos seus negócios, teria feito algumas compras de acessórios para viaturas
" Pela segunda vez, ele pretendia da mesma forma, seguir viagem novamente para a Namíbia, com o objetivo de estabelecer contatos de negócios relacionados à compra e venda de material de automóvel", realçou
Destacou que o SIC já desencadeou uma intensa investigação para apurar toda a documentação base que levou à emissão do bilhete de identidade e, consequentemente, do passaporte nacional.
" É uma investigação que está em curso e que irá apurar o desempenho dos cidadãos nacionais na facilitação da atribuição desses documentos, que são específicos para cidadãos angolanos", frisou.
Fez saber ainda que, em outra ação operativa, os operacionais das Direções de Crimes contra o Patrimônio e Narcotráfico, na sequência de uma denúncia, recuperaram uma viatura da marca Toyota, modelo Land Cruiser, Prado TXL, com a chapa de matrícula LD-14-25-HY, cor preta, que havia sido roubada e abandonada nas instalações do Kikuxi Shopping.
O oficial de comunicação do SIC-geral, informou ainda que já foi identificado o legítimo proprietário, que poderá ter a sua viatura restituída."
Manuel Halaiwa, disse que o SIC recuperou várias viaturas, sendo que oito delas já foram entregues aos legítimos proprietários em Luanda, e quatro das quais a cidadãos NAMIBIANOS, cujas viaturas foram roubadas naquele território e comercializadas em solo angolano.
" É um trabalho que está em curso; o SIC garante toda a sua actividade e dedicação para que os bens roubados sejam recuperados e entregues aos legítimos donos", disse.
Concluiu que o órgão que dirige continuará implacável no combate às ações criminosas e pede a colaboração de todos para denunciar as ações e actividades ilícitas que envolvem pessoas que tenham praticado atos criminosos.








