Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Promotores de prostituição de adolescentes detidos em Luanda Desmantelada rede de tráfico de marfim no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro Detidos efectivos das Forças Especiais que comercializam munições de AKM Polícia começou a "desarmar" empresas de segurança
×

Peculato: Ex-director Provincial da Educação do Uíge condenado a oito anos de cadeia

Peculato: Ex-director Provincial da Educação do Uíge condenado a oito anos de cadeia


O Tribunal Provincial do Uíge condenou, nesta quarta-feira, 19, o ex-director Provincial da Educação, Manuel Zangala, a pena de oito anos de prisão, pelos crimes de peculato, participação económica em negócio ilícito e associação criminosa.
Manuel  Zangala foi ainda acusado dos crimes de violação à norma de execução de orçamento e por ter prejudicado o Estado numa quantia de 295 milhões 713 mil e 250 Kwanzas.
Durante a leitura da sentença, o juíz da causa Jorge Pindi condenou, igualmente, o ex-director da Educação a uma taxa de justiça no valor de 200 mil e a devolução ao Estado de 219 milhões de kwanzas.

Envolvidos no mesmo processo, o tribunal condenou pelos mesmos crimes e o de falsificação de documentos, o antigo chefe do departamento provincial de Planeamento da Educação, Faustino Pedro,  e o sócio-gerente  da empresa Ab-grupo, Abel Kissoque, a pena única de três anos de prisão e o pagamento de uma taxa de justiça de 150 e 100 mil kwanzas.

Na sentença, o juíz declarou que o ex-diretor e os seus cúmplices agiram de modo deliberado e consciente com o propósito de enriquecer ilicitamente com o dinheiro do Estado.  
Entretanto, os advogados de defesa dos réus disseram  que vão recorrer, por considerarem seus constituintes inocentes.

Noutro processo, o Tribunal Provincial do Uíge condenou, na última segunda-feira, o ex-director provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo, Busseke Mansony, a pena de três anos de prisão, pelos crimes de peculato e falsificação de documentos.

C/Angop

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados