Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Polícia começou hoje a "desarmar" as empresas de segurança Cuito: Detido cidadão que matou adolescente e deitou corpo na fossa Gangues tiram o sono aos moradores do Zango III Marginal “abatido” por supostos agentes do SIC na Estalagem
×

EXONERADO: Responsável do gabinete provincial da educação do Uíge acusado de desviar mais de 250 milhões de kwanzas

EXONERADO: Responsável do gabinete provincial da educação do Uíge acusado de desviar mais de 250 milhões de kwanzas


Pitiri Manuel Dongala foi exonerado na passada sexta-feira, 13, do cargo de chefe do departamento de Planeamento, Estatística e Recursos humanos do gabinete provincial da educação do Uíge, em causa esta o desvio de mais de 250 milhões de kwanzas, destinados aos subsídios de exame de 2019.

Por: NA MIRA DO CRIME

A exoneração surge depois de um braço de ferro com os professores, que exigem o pagamento dos subsídios, enquanto Pitiri defendia terem já sido pagos.

Confrontado pela vice-governadora para o sector politico, Maria Fernandes Cavumbo, depois de uma manifestação que culminou com a detenção de alguns docentes, o responsável negou dizer a verdade, nem não conseguiu apresentar qualquer documento que autenticasse o pagamento.

Questionado o departamento das Finanças da província, este por sua vez garantiu ter processado a referida verba calculada em 362 milhões de kwanzas.

Lukoki André um dos professores presentes no dia da manifestação, disse que vão processar o chefe do RH do Uíge, por ter mentido e ser o culpado das detenção dos manifestantes.

Dongala está a ser acusado ainda de ter descontado indevidamente salários de seis meses aos professores admitidos em 2018, alegando que o mesmo tinha ocorrido a nível nacional, quando na verdade não houve nenhum desconto.

Em sua substituição, foi nomeado Benilde Matuvunina Quiala Ngombo, que suscita um certo nepotismo da parte do governador, por este e outros membros do gabinete da educação e não só, serem escolhidos a dedo por serem irmãos da igreja (Tocoista) do governador.

O NA MIRA sabe que o governo do Uíge promete regularizar a situação dos professores nos próximos meses.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados