Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

UNITA mantem Congresso para Dezembro e suspende militantes que impugnaram o processo   DIIP desmantela rede de tráfico de seres humanos Mais de 90 quilos de cocaína e crack incinerados pelo SIC Segurança encontrado morto com tiro na cabeça no Cazenga
×

SIC deteve fiscais da Administração de Viana por extorsão

SIC deteve fiscais da Administração de Viana por extorsão


A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) em sintonia com o SIC, detiveram na manhã de ontem, quinta-feira, 18, em flagrante, treze funcionários da Administração Municipal de Viana, afectos à fiscalização, quando tentavam extorquir camponesas.

 Por: Matias Miguel

O NA MIRA DO CRIME, em cima dos acontecimentos, flagrou a detenção dos acusados, no Zango 1, junto a Maxi, justamente no momento em que tentavam extorquir valores monetários das camponesas que tinham como pretensão ver o embargo das obras de um terreno de 13 hectares em que litigam Tadeu Alexandre, filho de Luís Alexandre, Comissário da Polícia Nacional, e as referidas senhoras.

Com a pronta intervenção do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e os homens da IGAE, foi possível surpreender 13 fiscais no momento em que acabavam de receber de uma camponesa 60 mil Kwanzas.

O Na Mira sabe que os fiscais receberam orientação para embargar às obras no condomínio Orquídea, propriedade do filho de Luís Alexandre, há já um mês, porém, o tempo de esfera foi propositado para forçar as camponesas a pagar pelo serviço que lhes é obrigado.

A equipa de fiscais, colocados num frente a frente com o administrador municipal, Manuel Pimentel,  tentavam justificar o injustificável.

No tête-à-tête, nove fiscais acabaram absolvidos enquanto outros quatro implicados foram detidos pelo crime de extorsão e conduzidos a sela.

Fiscais da administração estão há 10 anos sem salários

O NA MIRA DO CRIME foi a fala com um dos detidos para tentar perceber as motivações que levaram os jovens a praticar o crime.

Joaquim da Costa, motorista da viatura em que seguiam os fiscais, disse que nem tudo que se falou aí é verdade.

 “Recebemos sim este dinheiro das camponesas, como obra de boa caridade para o nosso almoço, ninguém exigiu valores, nós estamos há 10 anos sem salários e temos famílias, sobrevivemos destas caridades”, defendeu-se.

 Um outro fiscal, disse que vivem de promessas de serem avaliados, mas até agora ficam apenas por promessas.

Administrador promete mão dura contra corrupção

O responsável máximo da administração de Viana, Manuel Pimentel, fez saber que a fiscalização é o sector que mais contribui para as arrecadações da Conta Única do Tesouro nas Administrações.

“A nossa bandeira é o combate a corrupção, há fiscais que usam o nome do Administrador para extorquir o pacato cidadão, é do nosso conhecimento que é uma batalha difícil e árdua”, observou, acrescentando que, o Estado, por via destes indivíduos, não consegue arrecadar as receitas que lhe são devidas porque, os corruptos apoderam-se do dinheiro.

“Vocês são infiltrados que vieram prejudicar os vienenses, ainda que sobra apenas um fiscal, mas vocês já não terão espaço aqui nesta administração, nunca e nunca mais, são vocês que prejudicam a imagem do Administrador, então não fazem falta”, avisou.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados