Agente da Polícia da esquadra da Engevia detido por extorquir 10 mil kwanzas
Inspectores da Inspecção Geral do Estado (IGAE) e da Polícia Nacional (PN) detiveram, na segunda-feira, 11, um agente da Polícia, de nome António Francisco Adriano Gomes, de 43 anos de idade, colocado no Posto Policial da Engevia, bairro Vila Flor, por corrupção.
Por: Matias Miguel
De acordo com fonte do NA MIRA DO CRIME na IGAE, o referido agente foi detido em sequência de uma denúncia chegada ao Call Center da Inspecção Geral, que alertava que o efectivo cobrava 70 mil kwanzas, para restituir a liberdade uma cidadã detida naquele posto, acusada de invasão de terras.
Accionados os Inspectores da IGAE e da PN, o agente foi flagrado a recepcionar 10 mil kwanzas, dos setenta mil Kwanzas exigidos.
Segundo a IGAE, conforme a legislação penal, a competência de soltar qualquer detido é do Ministério Público, porém, o agente utilizou as artimanhas para conseguir ilegalmente algum dividendo.
Em função de competência material, o mesmo foi entregue aos efectivos dos Serviços de Investigação Criminal (SIC) que o encaminharam para o Magistrado do Ministério Público, para legalização da detenção e providenciar o julgamento.