Com o chefe do Posto embriagado: Polícia e fiscais da Administração Municipal do Lubango detidos - Na Mira do Crime
Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

URGENTE: Acidente de viação no Patriota envolvendo 4 viaturas mata efectivo da PNA Governador de Luanda faz primeira visita de auscultação Detido cidadão que matou amigo e tentou desfazer-se do corpo queimando-o com plástico Fim de 'Balotelli' - Líder do grupo UTC morto à facada e cortado pénis pelo grupo rival
×

Com o chefe do Posto embriagado: Polícia e fiscais da Administração Municipal do Lubango detidos por corrupção

Com o chefe do Posto embriagado: Polícia e fiscais da Administração Municipal do Lubango detidos por corrupção


(Imagem ilustrativa)

Um 3º Subchefe da Polícia Nacional, chefe-adjunto da Esquadra Móvel dos Laureanos, de nome Abel João Gonga, e três agentes fiscais da Administração Municipal do Lubango, província da Huíla, nomeadamente Fernando Xavier Bastos, de 42 anos de idade, Agente Fiscal de 3ª Classe; Evaristo Ndulo Mundjanga, Fiscal de 3ª Classe bem como Celestino João, também Fiscal de 3ª Classe, foram detidos por agentes da Ordem, acompanhados por funcionários da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), por prática de corrupção e recepção indevida de Valores.

Por: Carla Nayara

A operação desenrolou-se na manhã de segunda-feira, 05, depois que, dois cidadãos vendedores ambulantes, accionaram à Delegação Provincial da IGAE-Huíla, denunciando que os cidadãos agora detidos, estavam a obrigar a pagar 2 mil kwanzas, para receberem mercadoria que havia sido apreendida pelos fiscais, amando do polícia.

Para dar tratamento a referida denúncia, deslocou-se uma comissão multissectorial integrada pelos Inspectores da Delegação da IGAE bem como oficiais afectos à Polícia Nacional, de modos a averiguarem a referida denúncia.

No local, a equipa apurou que os acusados engendravam formas de extorquir os recursos dos pacatos Cidadãos, tendo o agente da autoridade subtraído de forma fraudulenta um par de sapatilhas dos comerciantes.

Chefe do posto estava embriagado

Durante a visita no posto de Polícia, o chefe principal, Subinspector Fernando Carlos, o Posto Policial, apresentou-se embriagado à equipa de Inspecção, tendo sido conduzido a inspecção da Polícia Nacional, para despoletar o devido processo Disciplinar.

 Os acusados foram detidos em flagrante delito.

Domingos Cassinda, Inspector Provincial da Polícia Nacional, ostentando a patente de Superintendente-Chefe, explicou que o acto praticado pelos seus colegas é ilegal.

Pedro João, Inspector, na qualidade Director Municipal da Fiscalização da Administração Municipal do Lubango, lamentou a atitude dos colegas.

Em função da competência material dos factos, os 4 elementos foram entregues aos Oficiais da Polícia Nacional, que os encaminharam ao Piquete do Serviço de Investigação Criminal, (SIC), a fim de serem presentes ao Magistrado do Ministério Público, para legalização da detenção e providenciar a Medida de Coacção Pessoal a Ser Aplicada.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados